Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Os agricultores que fizeram a primeira Feira Agroecológica do Sesc Guarulhos

Existe um antigo ditado que diz: "todo dia é dia de feira". Mas os domingos têm um gostinho especial, né? Domingo de feira é quase uma tradição brasileira, uma dessas práticas tão antigas que ninguém sabe direito como começou, mas que a gente vai repetindo como um mantra. Acordar cedo, separar a sacola retornável, abrir a porta de casa e sair para buscar alimentos fresquinhos, saudáveis e gostosos, para preparar uma refeição de dar água na boca.

No último domingo (5), o Sesc Guarulhos recebeu sua primeira feira de produtos orgânicos e agroecológicos! Com produtores da cidade e também da grande São Paulo, a praça de convivência foi ocupada por cores, sabores e cheiros. Além das tradicionais frutas e legumes, as verduras, grãos, compotas e mudas dividiram o espaço lado a lado, chamando atenção para a beleza e frescor dos alimentos de base agroecológica. 

A iniciativa busca promover a alimentação adequada e saudável ao ampliar o acesso a ingredientes frescos, saudáveis, sazonais e sem o acréscimo de defensivos agrícolas, além de diminuir a distância entre o agricultor e o consumidor. A ação contribui para o desenvolvimento econômico dos agricultores familiares, responsáveis por 70% dos alimentos que vão para a nossa mesa todos os dias.

Conversamos com alguns dos agricultores, produtores e feirantes que fizeram com que a nossa primeira feira agroecológica fosse muito especial. Vem conhecer os rostos e histórias por trás do produtos que estavam nas bancas clicando nos cartões a seguir:

 

 

**

Durante o mês de outubro, as conexões entre comida, saúde e cultura são temas de atividades em todas as unidades do Sesc São Paulo. Acompanhe a programação e conteúdos exclusivos em sescsp.org.br/experimenta