Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Espetáculo Heather tematiza o delicado jogo das aparências na arte

Foto: João Caldas
Foto: João Caldas

Idealizado pela atriz Laís Marques junto da Cia Razões Inversas, o espetáculo retrata uma reclusa escritora de livros juvenis que torna-se, do dia para a noite, um fenômeno de vendas. Seus livros são como tesouros preciosos estimados, sobretudo, pelos jovens leitores identificados com a heroína Greta. Entretanto, quando os verdadeiros aspectos da sua vida pessoal vêm à tona, o público pergunta a si mesmo: o que interessa mais: o autor ou sua obra?

Heather foi escrito no ano de 2017 pelo jovem autor britânico Thomas Eccleshare, vencedor do Verity Bargate Award e Catherine Johnson Award, além de recentemente indicado ao Off West End Award como um dos mais promissores escritores da atualidade. A montagem brasileira é dirigida pelo encenador Marcio Aurelio junto ao ator Paulo Marcello. A trupe se reúne com o propósito de apresentar ao espectador brasileiro uma obra cuja potência estética e relevância temática ultrapassam as fronteiras da cultura britânica.


Foto: João Caldas

O texto é estruturado a partir de três narrativas curtas, exibidas diretamente ao espectador através do jogo ágil entre dois atores. Na primeira parte, há uma troca de e-mails entre um editor e uma promissora escritora, misteriosamente reclusa. Na segunda parte do texto, uma conversa presencial entre ambos expõe as suas verdadeiras identidades, o que acarreta uma reviravolta geral em meio ao tremendo sucesso obtido com a estreia de Heather no mercado literário. Finalmente, na terceira parte, o próprio best seller é encenado numa perspectiva cinematográfica, dando margem para que a heroína Greta e sua caneta mágica encarem as trevas de um mundo intolerante.

O espetáculo tematiza de uma maneira caleidoscópica o delicado jogo das aparências na arte e, em especial, no mercado editorial dos best sellers juvenis. A intenção principal da peça é evidenciar o abismo muitas vezes existente entre a obra e o seu criador e, com isso, revelar as facetas mais obscuras do ser humano, inclusive do artista mitificado pelo seu público, tanto quanto pelo lucrativo mercado editorial.

Heather fica em cartaz de 17 de outubro a 16 de novembro no Auditório do Sesc Pinheiros, com sessões quintas, sextas e sábados, às 20h30. Para mais informações, clique aqui.