Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

As Comedorias também Experimentam!

Desde o início do mês, a comida tem sido tema de várias atividades em todas as unidades do Sesc na programação do Experimenta!. É claro que as ideias presentes no projeto também inspiraram as equipes das Comedorias a capricharem nos cardápios para instigar o paladar durante o mês de outubro. São preparações que valorizam ingredientes nativos, alimentos regionais, a diversidade na alimentação e a cultura alimentar brasileira.

Começando com uma planta que hoje é considerada não-convencional mas que é bem conhecida na culinária mineira. A ora-pro-nobis é o ingrediente do pão tostado com geleia de frutas e queijo cremoso servido no Sesc Campinas, do quibe de abóbora do Sesc Guarulhos e da torta salgada preparada pelo Sesc Araraquara.


Até 31/10 no Sesc Campinas

 


Até 27/10 no Sesc Guarulhos
 


Até 31/10 no Sesc Araraquara

 

O Sesc Birigui preparou um sanduíche com peixinho da horta.


De 22 a 27/10 no Sesc Birigui

Alguns dizem que a hortaliça tem este nome por ter um sabor que remete ao peixe, outros falam que na verdade por causa do formato da folha. Quem visitar o Sesc Birigui vai poder dar sua própria opinião saboreando o sanduíche recheado com peixinho empanado e pasta de mandioca.

As receitas da escritora Cora Coralina deixam o cardápio do Sesc Santo Amaro mais poético, com preparações como o pudim de São Paulo, que tem queijo parmesão entre seus ingredientes.


22 a 27/10 no Sesc Santo Amaro

 

Não importa a receita, uma fatia de bolo sempre tem gosto de lembrança boa. Além dos sabores tradicionais, durante o Experimenta! aproveitamos para trazer combinações e ingredientes inusitados. 

Começando pelo bolo de beterraba com castanha-do-brasil do Sesc Pinheiros.


Até 31/10, no Sesc Pinheiros

 

O Sesc Carmo preparou este bolo de café com chocolate, que também será servido no Sesc Parque Dom Pedro II, onde estarão disponíveis as receitas pra quem quiser tentar fazer em casa.


Até 20/10 no Sesc Carmo e Parque Dom Pedro II

 

O Sesc Itaquera aposta na tradição com o bolo de fubá com erva doce.


Até 20/10 no Sesc Itaquera

 

Já no Sesc Bom Retiro a tradição é reinventada no bolo de laranja com cúrcuma.  


Até 20/10 no Sesc Bom Retiro

 

Verdura fora da salada? No Sesc Rio Preto tem bolo de agrião com cobertura de chocolate.  


22 a 27/10 no Sesc Rio Preto

 

O Sesc Santos explora o sabor do cambuci, uma fruta típica da mata atlântica que chegou a ser ameaçada de extinção e hoje é redescoberta em diferentes preparações. Lá o cambuci é ingrediente tanto da calda quanto da massa do bolo.


Até 27/10 no Sesc Santos

 

Inspirada pela atividade Paçoca, Pilão e Viola, o Sesc Consolação serve uma tigelinha invertida de purê de mandioquinha com paçoca de carne seca e manteiga de garrafa.


Até 31/10 no Sesc Consolação

 

Três regiões do país dentro de um copinho? O Sesc Interlagos juntou norte, centro-oeste e sudeste no creme de cupuaçu com crocante de baru e doce de leite.


Até 3/11 no Sesc Interlagos

 

No Sesc São José dos Campos a tapioca é a estrela dos itens do cardápio. Em preparações doces e salgadas, este ingrediente brasileiro originário das regiões norte e nordeste brilha em preparações como o pudim de tapioca com coco e a torta de tapioca recheada com carne seca e abóbora.


15 a 23/10 no Sesc São José dos Campos

 

No Sesc Sorocaba tem sanduíche com pasta de feijão fradinho e banana da terra.


Até 27/10 no Sesc Sorocaba

 

Conhecido tradicionalmente pela cultura da banana, o Vale do Ribeira também se destaca pela produção do palmito-pupunha. Por isso, estes dois ingredientes foram escolhidos para protagonizar o cardápio especial no Sesc Registro. Entre as receitas, está o cuscuz com vinagrete de banana e palmito. 


Até 27/10 no Sesc Registro


E o Sesc Taubaté explorou a vocação ambiental da unidade criando preparações com itens da própria horta e da floresta comestível da unidade, como o sanduíche recheado com caponata de mangará, o umbigo de bananeira.


16 a 20/10 no Sesc Taubaté

 

O Sesc 24 de Maio recebe Neka Menna Barreto em mais uma edição do projeto Chef Convida. Neka é adepta da cozinha natural antes mesmo do termo virar moda. Sua cozinha convida a descobrir o que o reino vegetal tem de melhor e mais saboroso. A chef desenvolveu receitas especiais para o almoço dos dias 20 e 22 e para a cafeteria entre os dias 18 e 22.

O Experimenta! está entrando em sua reta final, mas ainda dá tempo de aproveitar as atividades e nossos cardápios especiais!

 

**

Durante o mês de outubro, as conexões entre comida, saúde e cultura são temas de atividades em todas as unidades do Sesc São Paulo. Acompanhe a programação e conteúdos exclusivos em sescsp.org.br/experimenta