Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc sobre rodas: cultura, educação e saúde por todo o canto!

Quando não há a estrutura para a realização de algum serviço, o Sesc faz acontecer. Uma das formas mais comuns é por meio de caminhões 100% adaptados, que levam os mais diversos serviços para circular por aí. Mas isso não é de hoje. Desde o início da sua história, o Sesc tem rodinha nos pés. Conheça alguns projetos que levam arte, cultura, educação, esporte e saúde para todo canto!

 

Há um bom tempo atrás... UNIMOS
Quando dissemos que o Sesc sempre teve rodinha nos pés, não estávamos exagerando. Antes de possuir 580 unidades espalhadas por todo o país, sendo 40 só no Estado de São Paulo, boa parte das atividades eram realizadas por meio das Unidades Móveis de Orientação Social (UNIMOS), que percorriam cidades e instalavam-se próximas a escolas, clubes e praças para realizar cursos, espetáculos e práticas esportivas. A ideia teve início em 1966 e, desde então, não há distância que nos impeça de levar nossas atividades até o público. 

 

Foto: Acervo Sesc Memórias

 

BiblioSesc - Ler é viajar
As bibliotecas móveis existem desde o surgimento da UNIMOS, em 1966, mas a atual configuração do BiblioSesc completa 10 anos em 2019. Com mais de 4 mil títulos por caminhão, o acervo é diverso e circula nos bairros vizinhos das suas unidades de referência. Além dos livros, as bibliotecas circulantes também carregam atividades lúdicas de literatura, como contação de histórias, encontro com escritores e mediação de leitura.

 

Foto: Alexandre Nunis

 

Os caminhões estacionam em pontos previamente escolhidos para realizar empréstimo do acervo. Qualquer pessoa pode participar, basta apresentar o documento de identidade e um comprovante de residência. Quinze dias depois, o BiblioSesc retorna ao espaço para realizar a renovação, devolução e, quem sabe, um novo empréstimo. 

Na Grande São Paulo, o projeto está presente em Campo Limpo, Interlagos, Itaquera, Osasco, Santana e São Caetano, para incentivar e tornar a leitura acessível nos bairros próximos às unidades.

 

Foto: Evelson Freitas
 

25 anos de Mesa Brasil
Os caminhões do Mesa Brasil rodam quilômetros e quilômetros diariamente para deixar mais completas as refeições de um montão de gente! Sobre suas rodas, transportam doações de alimentos que vêm de empresas parceiras e são entregues em instituições sociais cadastradas no Programa.

 

 

O Mesa Brasil nasceu no Sesc Carmo em 1994 e hoje está presente em 568 cidades do país. Com 25 anos de existência, o Programa evita o desperdício de alimentos que perderam o valor comercial mas continuam bons para o consumo. A atuação se completa com as atividades educativas oferecidas para as equipes das instituições sociais atendidas pelo Programa. Nestas ações, é possível aprender sobre diversos temas, inclusive como aproveitar tudo o que cada alimento pode oferecer, como cascas, talos e ramas que geralmente não são utilizados na cozinha.

No Estado de São Paulo, o Mesa está presente nas unidades de Campo Limpo, Carmo, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Osasco, Santo André, Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté. Ao todo, são 51 veículos percorrendo todo o estado com a missão de combater a fome e o desperdício de alimentos. 
 

A caravana: Circuito Sesc de Artes

 

Foto: Alécio César
 

Desde 2008, o Circuito Sesc de Artes promove um mergulho nas artes em praças, ruas e espaços públicos das cidades que não possuem unidades do Sesc, com atividades gratuitas e livres para todas as idades. Por um dia, este espaço se transforma em um polo de arte e cultura, com espetáculos de circo, dança, teatro, literatura, música, além de sessões de cinema, oficina de artes visuais e tecnologias. Na última edição, reunimos uma caravana formada por 490 artistas de diversos lugares do Brasil e do mundo, divididos em 14 roteiros, que passaram por 121 cidades!
 

Foto: Evelson Freitas
 

O Circuito cataliza a missão do Sesc e eleva a importância de se criar espaços e ações que propiciem a compreensão, o encontro, a troca e a expansão de horizontes, difundindo expressões culturais e artísticas, além de promovero a oportunidade de intercâmbio entre os agentes que criam, produzem e desfrutam das atividades.
 

Foto: Dani Sandrini
 

Por dentro do caminhão OdontoSesc
A odontologia sempre esteve presente nas ações do Sesc, mas, em 1999, o caminhão OdontoSesc surge para atender a população com dificuldade de acesso aos consultórios odontológicos, circulando por centenas de municípios. O primeiro local a recebê-lo, foi Esperança, na Paraíba. 
 

Foto: Thais Ferreira
 

Em São Paulo. o projeto funciona um pouquinho diferente. O OdontoSesc permanece estacionado em unidades que, de alguma forma, não possuem estrutura para receber uma clínica fixa. Em 2001, o Sesc São Paulo recebeu seu primeiro caminhão, que ficou instalado no espaço onde hoje se localiza o Sesc Santo Amaro. Depois de construída, a unidade conta com uma clínica odontológica que está entre as únicas seis que possuem o selo de qualidade ONA* em todo o país.
 

Foto: Acervo Sesc
 

Olhando o caminhão por fora não é possível imaginar a quantidade de coisas que tem lá dentro. Dá pra acreditar que há espaço para quatro atendimentos simultâneos, sala de raio-x, de esterilização do instrumentos e banheiro? Pois é! São sete pessoas trabalhando ao mesmo tempo para botar tudo para funcionar.

As unidades Itaquera, Interlagos, Osasco, Presidente Prudente e Bertioga possuem um caminhão odontológico para atender o público credenciado. E o mais bacana é que todos** os serviços ofertados nas demais unidades podem ser realizados por lá. Muito em breve, o público do Sesc Campo Limpo também vai usufruir dos serviços odontológicos na unidade! 

*ONA é a Organização Nacional de Acreditação, que certifica, por meio de uma série de requisitos, a qualidade e segurança dos serviços de saúde. 
**Com exceção de ortodontia e implante, que são especialidades ofertadas apenas nas unidades 24 de Maio, Avenida Paulista e Guarulhos. 

Em breve: Sesc Saúde Mulher
Na unidade móvel Sesc Saúde Mulher, serão realizados exames de mamografia e citopalogia no entorno das unidades de referência em que o caminhão estiver alocado. Além disso, sua chegada virá acompanhada de atividades educativas sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero. 

A previsão é que no início do segundo semestre de 2020 mais informações sejam disponibilizadas para o público em nossos meios de comunicação.