Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

PerifaCon ministra bate-papos sobre cultura nerd, geek e representatividade no Sesc 24 de Maio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dentro da ação Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras, a equipe do PerifaCon aborda assuntos da cultura nerd em rodas de conversa

O PerifaCon é um sonho conjunto, sonhado por muitas pessoas”, dizem Luíze Tavares, Igor Nogueira, Gabrielly Oliveira e Andreza Delgado, membros da equipe do PerifaCon (conferência nerd e geek organizada por uma equipe periféria e de maioria negra), com quem batemos um papo via e-mail.

A equipe do projeto, conhecido como primeira Comic Con da favela, vem ao Sesc 24 de Maio para mediar rodas de conversa, com pautas do mundo nerd relacionadas a assuntos como rap, introdução LGBTQ nas HQs e narrativas territoriais. As atividades ocorrem dias 19, 26/10, 02, 09 e 16/11, de graça, na praça (térreo) da unidade.

A iniciativa vem de um grupo de produtores da periferia, amantes de quadrinhos, livros e cultura pop em geral. Hoje, eles levam a milhares de pessoas o acesso à cultura nerd e dão aos artistas a oportunidade de mostrar seus trabalhos.

No Sesc, as atividades acontecem num lugar de grande fluxo de pessoas, o que é muito importante para o projeto. “O PerifaCon nasce por falta de acesso, o objetivo é ser uma iniciativa itinerante e colaborar para que as pessoas de outras periferias e do centro se desloquem para prestigiar”, ressaltam.

Além de querer realizar a feira anualmente, a equipe pretende continuar desenvolvendo outras ações ao longo do ano. “Queremos que os artistas tenham visibilidade nas suas produções para que o mercado reconheça a periferia como uma produtora de conteúdo”, dizem.

Para o PerifaCon, é muito importante mostrar que a periferia também pode ser um local onde existem produções voltadas ao assunto nerd e que é possível valorizar os projetos propostos por artistas das favelas. “É imensa a importância da autorrepresentação nas artes, já que ,na produção cultural, a autoestima coletiva se torna uma realidade, no sentido de que se um pode realizar, então todos podem”, concluem.

 

 

As programações ministradas pela equipe do PerifaCon fazem parte da ação Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras, que, por meio de atividades, buscam valorizar o protagonismo da pessoa negra e dar visibilidade para a relação dos artistas, cientistas, criadores, mestres populares e pesquisadores com as tecnologias e artes.

Confira as próximas atividades, sempre aos sábados:

26/10: Circulação Perifacon - Bate-papo: O papel do Rap no cenário Nerd e Geek
02/11: Circulação Perifacon - Bate-papo: Introdução e retomada LGBT no Universo Nerd/Geek/Pop
09/11: Circulação Perifacon - Bate-papo: Diálogos sobre produções Nerd e Geek nas Periferias
16/11: Circulação Perifacon - Bate-papo: Desenvolvimento de Jogos na Quebrada