Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Foto: Elisa Carareto
Foto: Elisa Carareto

Turismo na Agenda

CICLO DE REFLEXÕES REÚNE PESQUISADORES BRASILEIROS E ESTRANGEIROS PARA DEBATER PANORAMAS E DESAFIOS DO SEGMENTO

Turismo e Emprego: Um Futuro Melhor para Todos foi o tema eleito em 2019 pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas para celebrar o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro). Afinal, para a Organização Mundial de Trabalho (OMT), o segmento pode ser um catalisador de igualdade e inclusão, responsável por contribuir para um futuro mais igualitário em todo o mundo. Sob esse prisma, a quarta edição do Ciclo de Reflexõesa Ética no Turismo reúne, dos dias 21/11 a 8/12, nas unidades do Sesc Guarulhos, Sorocaba, Registro e no Centro de Pesquisa e Formação, pesquisadores e profissionais do Brasil e do exterior que se dedicam ao estudo de dilemas atuais do trabalho no turismo.

Quais são os perfis daqueles que trabalham no setor? De que modo as características peculiares do turismo, como sazonalidade, informalidade e uso flexível da mão de obra, influenciam as relações de trabalho? Essas e outras questões serão debatidas com o objetivo de desenhar um panorama do tema na atualidade e traçar possíveis horizontes.

Para ampliar a discussão, o ciclo passou a englobar mais centros regionais do Estado de São Paulo, cidades onde a atividade turística vem crescendo e sobre as quais são feitas novas análises, caso de Campinas, Guarulhos, Registro e Sorocaba, além da própria cidade de São Paulo.

O Ciclo de Reflexões Ética no Turismo propõe discussões sobre questões e dilemas nas relações implicadas pela atividade turística. A capacidade de gerar empregos em serviços, diretos e indiretos, é um dos aspectos marcados nos discursos sobre o turismo; no entanto, faz-se necessário compreender melhor esse campo de trabalho”, ressalta Fernanda Alves Vargas, assistente técnica de Turismo Social do Sesc São Paulo.

Neste ano, o Sesc São Paulo também recebeu da Organização Mundial do Turismo o UNWTO Ethics Award 2019 – reconhecimento oferecido pela longeva atuação ética de seu programa de Turismo Social e pelo empenho em difundir os preceitos do Código Mundial de Ética no Turismo.
 

“O Ciclo de Reflexões Ética no Turismo propõe discussões sobre questões e dilemas nas relações implicadas pela atividade turística. A capacidade de gerar empregos em serviços, diretos e indiretos, é um dos aspectos marcados nos discursos sobre o turismo; no entanto, faz-se necessário compreender melhor esse campo de trabalho.”

FERNANDA ALVES VARGAS, assistente

técnica de Turismo Social do Sesc São Paulo
 

Consciência Negra

No encerramento da programação Do 13 ao 20: (Re)existência do Povo Negro, o Sesc 24 de Maio realiza, nos dias 19 e 20/11, o Encontro Internacional Afro-Feminismos de AbyaYala: Uma Aposta Crítica para o Agora. Em parceria com o Instituto Feira Preta, esse encontro promove a construção de estratégias para o enfrentamento de desigualdades, bem como a construção de redes de saberes. Serão compartilhadas experiências de mulheres negras de diferentes origens e culturas. O Sesc também participa, como parceiro, da programação da Virada da Consciência, atividade realizada de 18 a 20/11 pela Faculdade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, por ocasião do Dia da Consciência Negra.

 


Do conjunto logo se destaca o desempenho impressionante de Helena Ignez. Ela representa Tito e mergulha fundo nas palavras de Shakespeare compreendendo o lastro concreto das metáforas e imagens líricas que compõem as falas.

Paulo Bio Toledo, no jornal Folha de S.Paulo,

sobre o espetáculo Insônia – Titus Macbeth, que esteve

em cartaz no Sesc Avenida Paulista, até 20/10.

 

Brasil no Plural

Numa correalização entre o Sesc São Paulo e o Museu de Arte de São Paulo (Masp), a exposição Anna Bella Geiger: Brasil Nativo/Brasil Alienígena abre ao público no dia 28/11 no Masp, e no dia 30/11, no Sesc Avenida Paulista. Sob curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do Masp, e Tomás Toledo, curador-chefe do Masp será apresentado um panorama da trajetória da artista. Obras que discutem a história e a realidade social do Brasil: o passado colonial, a identidade nacional, a representação dos povos indígenas, entre outras questões. No Sesc Avenida Paulista serão remontadas três instalações audiovisuais. Entre elas, “Friso, mesa e vídeos macios”, apresentada uma única vez na 16ª Bienal de São Paulo (1981). Além das instalações, uma sala de vídeo exibirá, na unidade, trabalhos de diferentes períodos da artista Anna Bella Geiger.


Anna Bella Geiger


Reconhecimento Literário

O Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, divulgou os finalistas da sua 61ª edição. E as Edições Sesc São Paulo estão entre eles, concorrendo com sete títulos em três categorias: Artes, Capa e Impressão. Além disso, no Eixo Inovação, o Sesc São Paulo disputa a estatueta com o BiblioSesc, programa que leva bibliotecas circulantes para bairros da Grande São Paulo, na categoria Fomento à Leitura. A cerimônia de entrega do Jabuti será no dia 28 de novembro, no Auditório Ibirapuera.

 

Entre os dias 1º e 11 de novembro, as unidades do Sesc São Paulo realizarão mais de 90 atividades no Boca, pra Que Te Quero?, projeto que visa apresentar outras perspectivas acerca da saúde bucal

 

Do Verbo Cuidar

É cada vez mais latente a necessidade de trilhar caminhos mais conscientes para uma vida e por um mundo mais sustentável. Afinal, é possível transformar a realidade nas atividades do cotidiano, como ao limpar a casa, tomar banho, cuidar da família, vestir-se, comer e dar o destino adequado aos resíduos produzidos diariamente. Pensando nisso, o Sesc Guarulhos realiza o projeto Ser Sustentável, iniciativa do Centro de Educação Ambiental da unidade. Durante este mês, serão realizadas diversas atividades voltadas para novos hábitos e comportamentos alinhados a um cotidiano mais harmônico com o planeta.
 

Limites da Lama

Estreia no dia 21 de novembro, no Sesc Santo Amaro, o espetáculo O Ovo de Ouro, que discute o significado real de humanidade, o medo da morte, os limites da mente e da alma humana, além da perda da própria identidade. No enredo, o conflito vivido por judeus que eram obrigados a auxiliar na aniquilação do próprio povo e, ao mesmo tempo, ter que conviver com o medo da morte. A peça, com texto de Luccas Papp – que também integra o elenco – e direção de Ricardo Grasson, também celebra os 80 anos do ator Sérgio Mamberti, que sobe ao palco ao lado dos atores Leonardo Miggiorin, Rita Batata e Ando Camargo.


Foto: Leekyung Kim

 

revistae | instagram