Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Coleção Crespi-Prado

Fotos: Coleção Crespi-Prado / Fotos: Renato Parada
Fotos: Coleção Crespi-Prado / Fotos: Renato Parada

Ladeado por arranha-céus da movimentada avenida Faria Lima, um casarão branco neoclássico chama a atenção dos passantes. Construído na década de 1940, inspirado nas linhas do Palácio Imperial de Petrópolis (RJ), o Museu da Casa Brasileira (MCB) foi, originalmente, uma residência. Nela morou, por 18 anos, o casal Renata Crespi e Fábio Prado, ex-prefeito de São Paulo (1934-1938). Esta história é narrada por objetos, textos e imagens na exposição A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado.

Trata-se de um acervo composto de fotografias, textos e mobiliários que apresentam uma São Paulo em transformação na metade do século 20, época de expansão da malha urbana rumo ao rio Pinheiros. A vida e os hábitos desses dois protagonistas contam capítulos da história da cidade. Obras de artistas modernistas colecionadas pelo casal e dispostas na residência mostram, também, a atitude vanguardista de Renata Crespi e Fábio Prado.

Após a morte de Prado, que não deixou herdeiros, Renata Crespi saiu do casarão e, em 1968, doou o imóvel para a Fundação Padre Anchieta. Por sua vez, a Fundação cedeu o prédio em comodato à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Em 1970, foi criado o Museu da Casa Brasileira, dedicado a questões da moradia brasileira pelo viés da arquitetura e do design. Preservada pela Fundação Crespi-Prado, a coleção em exposição foi apresentada, pela primeira vez, em 1996 no MCB. No entanto, apenas em 2012, mesas, fotografias, louças e esculturas de mármore retornaram às suas raízes.

Fonte: www.mcb.org.br

 

Serviço

Museu da Casa Brasileira

Visitação: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Ingressos: R$ 15 (inteira), R$ 7,50 (meia) /

Gratuito (sábado, domingo e feriado).

Informações: (11) 3032-3727 / 3026-3900.

Agendamento de visitas monitoradas: (11) 3026-3913.

 

revistae | instagram