Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

É no durante que eu aconteço

Banda Mirim | Foto: Andrea Pedro
Banda Mirim | Foto: Andrea Pedro

Cada dia é um presente” é o título de uma das canções que fazem parte do espetáculo A Criança Mais Velha do Mundo (2011), um clássico do repertório da Banda Mirim, mas bem que podia ser um dos lemas do grupo. Com espetáculos premiados, sucesso de público e canções que não saem da cabeça (e da boca) das crianças, o coletivo, formado por 12 artistas, celebra cada passo como uma prenda. Há 15 anos na estrada, a Banda Mirim mescla o teatro, a música e as artes circenses em espetáculos repletos de poesia, reafirmando que é durante a caminhada que as memórias são construídas. E nos meses de novembro e dezembro no Sesc Avenida Paulista, o grupo apresenta leituras encenadas, espetáculos musicais e oficina, em mais um passo dessa jornada.

Das várias coisas que nossa imaginação inventa uma amizade pode ser uma das mais bonitas. Em Felizardo, em cartaz de 9 a 17 de novembro, a odisseia da menina Aurora e Felizardo, seu amigo imaginário, nos leva por lugares míticos e folclóricos, por meio de brincadeiras de rua e a descoberta do mundo.
 


Felizardo | Foto: Georgia Branco


Celebrar a vida e os encontros e entender a passagem do tempo como algo natural e belo. O aniversário de Margarida, retratado no espetáculo Festa (com apresentações no feriado do dia 20 de novembro), convida o público a reverenciar a alegria da infância, a família e os amigos.

Cerca de trinta instrumentos no palco e o coração do público soando mais alto que eles. Assim é Buda, emocionante espetáculo, em cartaz de 7 a 15 de dezembro, que conta a história do jovem príncipe Sidarta Gautama e sua caminhada em busca do autoconhecimento e o despertar para o outro.

A cultura caipira de Sapecado (23/11), A Criança Mais Velha do Mundo (24/11) e seu tratado sobre o tempo, a época de ouro do rádio em O Fantasma do Som (1/12) e a ópera infanto-juvenil Espoleta, ganham leituras encenadas com música ao vivo, refazendo os passos da trajetória do grupo, encantando novos públicos e emocionando novamente quem já teve a oportunidade de ver.
 


O Fantasma do Som | Foto: Georgia Branco


E como há muitas histórias para serem contadas e todas elas trazem um aprendizado, a oficina Conversa com Educadores: Práticas de Criação da Banda Mirim compartilha um pouco de conhecimento que só o tempo nos traz. Os encontros, que acontecem aos domingos, de 15 a 29 de dezembro, não são necessariamente sequenciais e proporcionam um pouco da experiência do coletivo.


Minha coleção de historinhas eu posso te contar, se você quiser vamos combinar...”, é esse o trato, firmado em outro trecho da canção e que embala também outro trecho dessa jornada. E como cada dia é um presente, a Banda Mirim e o Sesc Avenida Paulista te convidam para desembrulhar alguns conosco. Vem!