Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Nós tantas outras: inscrições encerradas para trabalhos de promoção e defesa dos direitos de meninas e mulheres

*matéria atualizada em 18/dez

Resistir à desigualdade social, à opressão, à injustiça e a coisas que não são boas na sua vida e deveriam ser diferentes. A estas lutas, a socióloga Patricia Hill Collins chama de política da esperança e faz um convite àquelas que participam de algum coletivo ou grupo de mulheres e atuam na promoção e defesa dos direitos de meninas e mulheres: participar do 2º Encontro Internacional Nós tantas outras - Mulheres e Novos Imaginários.

As inscrições para a segunda edição do Encontro, a ser realizado em 2020, começaram em 8 de novembro e foram encerradas às 19h30 de 18 de dezembro de 2019, quando atingimos o limite de 150 trabalhos válidos recebidos, conforme regras previstas no edital de inscrição.

Presente na edição de 2018, Patricia conta que o evento proporcionou um encontro com pessoas envolvidas em ações contra o racismo, a exploração de classe, o sexismo e a homofobia, a discriminação contra imigrantes, minorias religiosas e por questões ligadas aos povos indígenas. “É muito importante para nós termos reuniões como esta regularmente, sobretudo se estivermos enfrentando desafios que achamos que enfrentamos sozinhas. Nós damos esperança umas às outras", reflete.


Como participar do 2º Encontro Internacional Nós tantas outras - Mulheres e novos imaginários

Em 2020, o Nós tantas outras pretende mirar para a força coletiva das mulheres, as conquistas dos feminismos e refletir sobre os novos imaginários sociais que estão criando para si e em resposta a sistemas de desigualdade. Propõe reunir coletivos que se dedicam a erradicar a pobreza e a violência, na busca pela efetiva defesa dos direitos das mulheres, criando oportunidades para a partilha de experiências nacionais e internacionais protagonizadas por mulheres.

As inscrições estiveram abertas para coletivos que tenham trabalhos ou experiências acadêmicas, artísticas e/ou de ações político-sociais.

Leia a seguir o regulamento.

Regulamento em versões multiformatos:

Download em PDF (em português)
Donwload em TXT (formato acessível em português)

Download em PDF  (em espanhol)
Donwload em TXT (formato acessível em espanhol)

 

––

Nós tantas outras é uma iniciativa do programa de Diversidade Cultural do Sesc São Paulo, promotor de ações que têm como intenção criar espaços de diálogo, pertencimento, reconhecimento e valorização de pessoas, culturas e populações que historicamente tiveram e têm suas existências minorizadas e seus direitos subtraídos, sempre reconhecendo a diferença como componente legítimo para o viver junto.

Ao propor maior inserção e visibilidade, a partir de demandas contemporâneas, pretende-se contribuir para a ruptura no campo individual, coletivo e institucional de estruturas culturais ainda desiguais, violentas e preconceituosas. Estruturas estas que colocam o país, em vários aspectos, como um dos mais violentos para mulheres, indígenas, povos e comunidades tradicionais, população negra e grupos com diferentes identidades de gênero e orientação sexual.