Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Jan Palach: O Valor do Sacrifício

No mês de novembro, o CineSesc, em parceria com o Consulado Geral da República Tcheca, realiza exibições especiais em homenagem aos 50 anos da autoimolação do estudante tcheco Jan Palach.

Quem foi Jan Palach?

Estudante de filosofia da Universidade Carolina, Jan Palach protestava contra a ocupação da Tchecoslováquia pela União Soviética, que reprimiu em 1968 o movimento reformista da Primavera de Praga. Como forma de denunciar a repressão e conclamar seus concidadãos a rejeitarem a perda da liberdade, o jovem se imolou, ateando fogo em si próprio. Com queimaduras em 85% do corpo, ele morreu três dias mais tarde, em 16 de janeiro de 1969. Desde então, se tornou símbolo de liberdade e resistência no país.

O filme de Robert Sedlácek narra a vida de Jan Palach, desde a infância até sua morte. Acompanha o jovem pelo Cazaquistão, França, até decidir retornar à Tchecoslováquia, após a invasão do Pacto de Varsóvia em seu país. Palach participa ativamente de atos de resistência, mas se decepciona com a passividade da sociedade, quando decide se imolar como ato simbólico e definitivo.
 

(Foto: Divulgação)

Para Angelo Segrillo, professor de História Contemporânea da Universidade de São Paulo, a morte de Palach não se trata de um movimento de grandes grupos em busca da liberdade, como normalmente estudamos na história, mas de um sacrifício individual visando exatamente incitar essa busca pela liberdade no grupo maior da sociedade tchecoslovaca da época como um todo. “Para entendermos as dimensões e motivações do ato de Jan Palach é preciso entendermos o contexto da Tchecoslováquia (e do mundo) no ‘revolucionário’ ano de 1968”, comenta o professor.

Duas sessões

No dia 11/11, segunda-feira, às 19h, o filme Jan Palach (124min), dirigido por Robert Sedlácek, conta a história do jovem e acompanha seus últimos 6 meses de vida. Já no dia 12/11, terça-feira, às 19h, serão exibidos, na sequência, os 3 três episódios da série Arbusto em Chamas (Horící ker. 231min), dirigida por Agnieszka Holland e produzida pela HBO.

Antes da exibição de Jan Palach, dia 11/11, haverá, o lançamento do livro Jan Palach e a Primavera de Praga – Sacrifício e História, do escritor Petr Blažek. Mais do que o aspecto meramente bibliográfico, o livro traz, em detalhes, a dimensão humana de um episódio que marcou indelevelmente a história tcheca.

As duas sessões serão gratuitas e a retirada de ingressos começa com 1h30 de antecedência para Credencial Plena e 1h de antecedência para o público em geral.

Dias 11 e 12/11, às 19h, no #CineSesc. Confira programação completa.

Galeria de fotos

Jan Palach_Novembro19 (CineSesc)