Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

E correndo chegamos aos 10 anos!

Foto: Rádio Pop
Foto: Rádio Pop

Quando, em 2009, o Sesc São Carlos propôs realizar a sua primeira corrida de rua isso ainda era uma novidade até mesmo para os funcionários, que não imaginavam como seria realizar um evento assim.

Ocupar a cidade requer responsabilidade e parceiros diversos. Por isso, reunir poderes e agentes públicos – como Prefeitura Municipal e suas diversas secretarias e Polícia Militar – foi o passo inicial para realizar a primeira corrida, que ganhou o nome de Corrida Cidade do Clima, numa alusão ao antigo título atribuído à cidade de São Carlos.

Já naquele primeiro ano, o evento reuniu 1200 inscritos, com percurso de 6km para a Corrida e 3km para a caminhada, e foi um sucesso. Com isso, numa época em que poucas provas de ruas eram realizadas, o Sesc contribuiu com a democratização do acesso à modalidade esportiva.

 Fotos: Fabio Mauricio

O modelo passou a ser observado e, também com a popularização da prática, muitas outras provas passaram a ser realizadas em São Carlos e nos seus distritos, organizados por empresas privadas e pela Prefeitura Municipal.

Em todas as edições, na véspera da prova, são oferecidas aos inscritos ações que debatem a atividade física, a saúde e sobre como praticar a corrida com mais qualidade e segurança. 
 


Foto: Pedro Abude

Com intuito de ampliar ainda mais a participação, principalmente de quem está iniciando na prática da corrida, em 2017 a prova passou a ser oferecida em duas distâncias: 6km e 3km. 


Esta história, que em 2019 completou 10 anos, concretiza o objetivo do Circuito Sesc de Corridas, que é o de estimular e promover a democratização da prática esportiva e oferecer informações voltadas ao bem-estar dos participantes. A prova deste ano contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, Polícia Militar, EPTV, Sincomércio – Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Rádio POP.

Edição 2019 – alguns números
- 2000 inscritos – (Corrida 6k: 1289; Corrida 3k: 411; Caminhada: 300)
- 253 inscritos tinham mais de 50 anos e o participante mais velho tinha 82 anos
- O público feminino foi de 55% (1085 participantes)
- 4 participantes fizeram aniversário no dia da prova
- A maior parte dos inscritos tinha entre 31 a 50 anos (760 pessoas)
- O menor tempo para a prova de 3km foi de 14 minutos e 11 segundos, e para a prova de 6km foi de 18 minutos e 54 segundos

Veja aqui o resultado geral da prova: