Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Vida, um contato constante

*Foto: Raul Molina - Massageaço: para aprender e trocar massagem - Sesc Consolação
*Foto: Raul Molina - Massageaço: para aprender e trocar massagem - Sesc Consolação

Contato, do latim contactu: tocar, aproximar, influenciar. As relações humanas são baseadas no contato. Do beijo de bom dia da pessoa amada ao sorriso no horário do almoço, da aproximação dos corpos em uma cidade que nunca para ao abraço de saudade no filho que à noite retorna para casa. Estamos em constante contato, no ir e no vir da dinâmica da vida, tocando experiências, aproximando afetos e influenciando relações.

É o contato que nos dignifica enquanto pessoas humanas. É nele onde as experiências são exercidas: na costura de relações, de corpos, de desejos, de afetos, de sonhos, de planos e projetos que formam a tessitura da vida. Permitir-se entrar em contato com o outro, com o plural e com a diversidade de existências é o caminho para elaborar as nossas subjetividades e o nosso lugar no mundo.

O contato é o exercício constante da vida estimulado pelo corpo. O corpo é a ponte entre uma existência e outra, atravessado por dimensões biológicas, sociais, culturais e políticas. Na complexidade do corpo se encontra também a sexualidade, aspecto da vida humana que vai além da biologia. Dialogar sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), entre elas o HIV/Aids, é também caminho para compreender as possibilidades e complexidades do corpo, aproximar experiências e fortalecer ações de autocuidado.

Para abordar o assunto, o Contato se utiliza de ferramentas que se inserem no campo do criativo e do sensível: a arte e a cultura. A programação acontece em diversas unidades do Sesc e conta com bate-papos, rodas de conversa, oficinas, exibição de filmes, espetáculos teatrais, performances, entre outras atividades. Construir coletivamente espaços de reflexão e estimular o fazer e o usufruir artístico em suas mais variadas expressões contribuem para a construção de relações sociais mais saudáveis, respeitosas e humanas.

Em dezembro, o Contato segue dando visibilidade a uma pauta que necessita de constante discussão e reflexão. Tocar em informações atualizadas sobre ISTs e HIV/Aids, compartilhar novas reflexões e experiências de vida e despertar a criação de outros imaginários possibilitam a quebra do estigma e do preconceito e o reconhecimento de outras possibilidades de vida.

Confira os a programação completa em sescsp.org.br/contato.