Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

10 anos no rolê da zona sul

Fotos: Lidiane de Jesus
Fotos: Lidiane de Jesus

Há uma década, o BiblioSesc Interlagos faz morada em vários pontos da zona sul de São Paulo e oferece aos moradores da região o empréstimo gratuito de livros, revistas, além de levar conhecimento. Em outubro de 2019, o projeto BiblioSesc completou 10 anos de atuação. Ao longo desses anos, a biblioteca móvel do Sesc Interlagos já atendeu em 23 pontos, nos quais permaneceu durante longos períodos, já realizou aproximadamente 78 mil empréstimos de livros, atendeu por volta de 144 mil pessoas e atualmente possui um banco de cadastro com mais de 12 mil leitores.

Ufa! Chega a faltar fôlego para tantos números, né? 

Mas o que tira o fôlego mesmo é a empolgação dos leitores do BiblioSesc, que, em sua maioria, são pessoas carentes e sem poder aquisitivo para consumir cultura e adquirir livros. Por isso, a biblioteca móvel atua nos bairros com maior índice de vulnerabilidade social. “É gratificante fazer parte de um projeto que potencializa iniciativas de formação do leitor, com apoio de parceiros que acolhem este projeto com carinho. Me sinto beneficiada pelas trocas diárias", declara Rebeka Savickas, bibliotecária responsável pelo BiblioSesc Interlagos há mais de três anos.


Mediação de leitura, Rebeka Savickas e leitores. 

Alda Soares Campos, de 39 anos e moradora de Parelheiros, nos contou o quanto tem sido importante o atendimento da biblioteca móvel para o bairro, que fica localizado no extremo da zona sul, o ponto mais novo de atendimento do BiblioSesc, inaugurado em abril deste ano. “A região precisa, porque a única biblioteca que tem é dentro do CEU (Centro Educacional Unificado), mas a maioria das pessoas acaba não usando, às vezes pelas dificuldades ou por ser um pouco mais afastado”

Alda, que é mãe do pequeno Arthur Soares Campos, de 7 anos, relata sua preocupação em inserir a leitura no cotidiano do filho que está em fase de alfabetização: “o futuro das nossas crianças é a leitura, porque quem lê viaja sem sair de casa”.

Os leitores Alda e Arthur na carreta móvel

Além de Alda, encontramos por lá, em Parelheiros, Etilo Cristhie, que, com muita empolgação e emoção, nos contou o que acha do projeto que incentiva a leitura. “É ótimo! Para a população é bem útil, né? O acesso está aqui disponível, só não vem quem não gosta de ler mesmo, porque só vive quem lê", destaca.

Aos 70 anos, o aposentado nos dá uma aula do quanto a leitura é potente e transformadora: “eu tenho 70 anos de idade, acho que eu vivi uns 25, 30 anos até agora, quando comecei a entender a leitura. A gente começa a viver”.   


Etilo no interior do BiblioSesc, contando suas experiências literárias

A biblioteca móvel atende as regiões de Parelheiros, na Praça Júlio Prestes, no Instituto Anchieta Grajaú, região do Grajaú, no Clube da Turma Santa Teresinha, bairro da Pedreira, entre outros. A carreta visita os locais a cada 15 dias e o leitor pode pegar até quatro materiais emprestados (livros e revistas) por vez, basta fazer um cadastro apresentando RG, comprovante de residência, contato telefônico e a credencial plena. Pessoas menores de 12 anos precisam levar um formulário de cadastro para casa para ser preenchido por um adulto.  

O prazo de devolução do empréstimo é de 15 dias, podendo ser estendido por mais duas renovações, ou seja, o leitor poderá ficar com os materiais por até 45 dias.

Além de empréstimos, consultas de gibis, revistas, o BiblioSesc promove encontros e bate-papos com escritores, contação de histórias, oficinas, Sarau, Teatro e muito mais.  

Saiba mais aqui.

Fotos relacionadas