Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

40 anos do Sesc Piracicaba

Construção da unidade marcou o início da fase de urbanização da Rua do Porto na cidade
Construção da unidade marcou o início da fase de urbanização da Rua do Porto na cidade

Inaugurada em 30 de novembro de 1979, a unidade do Sesc em Piracicaba completa 40 anos de atividades. A construção teve início no ano de 1975 e marcou o início da fase de urbanização da Rua do Porto em Piracicaba. Hoje, são mais de 55 mil credenciados na categoria plena e uma média de 2 mil visitantes/dia. Em setembro, a unidade recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Piracicaba.

Para celebrar a data, a unidade recebeu o Estúdio 40 anos, um espaço que colheu depoimentos dos frequentadores ao longo dos 40 anos de atividade neste mês de novembro. A proposta foi de coletar as impressões dos usuários e frequentadores da unidade para compreender sobre a influência do Sesc no cotidiano dos piracicabanos.

 

HISTÓRIA 

A cerimônia de inauguração do Sesc Piracicaba contou com a presença de José Papa Júnior, presidente da FECOMERCIO (1969-1984). A unidade em Piracicaba foi a 26ª do Sesc SP, o Centro Cultural e Desportivo (CCD) “Comendador Valentim dos Santos Diniz”, em homenagem ao empresário fundador do Grupo Pão de Açúcar, também presente na ocasião da inauguração. Além da homenagem ao patrono, os nomes de Luiz Toni e Amélia Abrahão Elias também deram nome à biblioteca e ao auditório, respectivamente. Antes de completar um ano de atividades na cidade, o Sesc já contava com 10.000 comerciários matriculados e desenvolvia os seguintes projetos regulares: Mini-Esportes, Ginástica Sesc, Escola Aberta da Terceira Idade, Programa de Meio Ambiente e Odontologia. A partir de 1984 o CCD “Comendador Valentim dos Santos Diniz”, seguindo uma nova tendência institucional, incorporou o nome da cidade, passando a ser chamado oficialmente como “Sesc Piracicaba”.

 

Área foi doada pela Prefeitura de Piracicaba

A doação do terreno para a construção do Sesc Piracicaba foi realizada pela Prefeitura de Piracicaba, durante a administração de Cássio Paschoal Padovani (1969-1972). A área central de 15.000 m² pertencia anteriormente à família Adamoli. No entanto, foi durante as administrações futuras de Adilson Maluf (1973-1977) e João Hermann Neto (1977-1982), que Tuffi Elias, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba na época, conduziu as tratativas para a construção do Centro junto à Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FECOMERCIO). A solenidade de lançamento da pedra fundamental com a apresentação da maquete ocorreu em 29 de setembro de 1974. As obras tiveram início em agosto de 1975, com uma estimativa de duração de 18 meses e orçada em 20 milhões de cruzeiros, o projeto marcaria o início da fase de urbanização da região da Rua do Porto.