Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A exposição Anna Bella Geiger: Brasil nativo/Brasil alienígena abre as portas no Sesc Avenida Paulista

Cena do vídeo
Cena do vídeo "Circumambulatio", 1972, de Anna Bella Geiger

No final dos anos 1950, o Rio de Janeiro era palco de grande efervescência artística. Junto da Bossa Nova e do Neoconcretismo, despontavam nomes que hoje figuram nas principais prateleiras de nossa estante cultural. Anna Bella Geiger é um deles.

São mais de oito décadas de vida, com pelo menos seis delas dedicadas à arte. Ao digitar o nome da carioca na internet, a minibiografia vem assim: escultora, pintora, gravadora, desenhista, artista intermídia e professora.

Confira a entrevista com a artista:
 


Com título emprestado de uma de suas séries mais conhecidas, a exposição Brasil nativo/Brasil alienígena é uma correalização entre Sesc SP e MASP, e traça um panorama da obra de Anna Bella Geiger que inclui trabalhos desde a década de 1950 até os anos 2000.

Pioneira na arte abstrata no país, Geiger tem como marcas a experimentação e a prática artística como ferramenta questionadora. Suas obras discutem criticamente a história e a realidade social do Brasil, nosso passado colonial, a identidade nacional, os povos indígenas e as questões ecológicas.

Enquanto no Masp a exposição aborda diferentes períodos ligados à pintura, no Sesc Avenida Paulista serão apresentadas três instalações históricas de Geiger, remontadas especialmente para a ocasião: Circumambulatio, montada originalmente em 1972, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Mesa, Friso e Vídeo Macios, apresentada na 16ª Bienal de São Paulo, em 1981, e Indiferenciados, apresentada no Paço Imperial em 2001. Além destes trabalhos, apresentamos também os vídeos Passagens 1 e 2 e Telefone sem Fio.

>> Confira toda programação aqui