Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Concerto digital Osesp: nove curiosidades sobre a Nona de Beethoven

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo encerra a temporada 2019 com a apresentação da Nona Sinfonia de Beethoven na Sala São Paulo, no dia 12 de dezembro, com transmissão ao vivo nos canais da Osesp e no portal e redes sociais do Sesc SP. No aquecimento para o concerto digital, reunimos aqui algumas curiosidades sobre a peça.


Você sabia que...

1. a Nona Sinfonia é uma das músicas mais conhecidas do mundo?;

2. foi encomendada em 1817 pela Sociedade Filarmônica de Londres e estreou em 1824, sete anos depois?;

3. Ludwig van Beethoven (1770-1827) não regeu a orquestra na estreia em função de sua surdez avançada

4. a obra incorpora parte do poema de Friedrich Schiller, "À Alegria (An die Freude)"?;

5. o trecho mais conhecido ("Ode à Alegria") foi escolhido como o Hino da União Europeia por celebrar a fraternidade universal? E que é tocado antes dos jogos da Liga dos Campeões da UEFA (UEFA Champions League)?;

6. os filmes Laranja Mecânica (1971), do cultuado diretor Stanley Kubrick, e Duro de Matar 5 (2013), de John Moore e estrelado por Bruce Willis, têm em comum a "Nona Sinfonia" como trilha sonora?;

7. o clipe de Beaker (personagem dos Muppets) para “Ode à Alegria” tem mais de 25 milhões de visualizações?;

8. é a campeã de público na Sala São Paulo?;

9. a OSESP, uma das mais importantes orquestras do mundo, apresenta essa obra no dia 12 de dezembro, com transmissão digital ao vivo? Este será o último concerto sob a regência de Marin Aslop à frente da direção musical da orquestra.

--

Uma Ode Global à Alegria

O Concerto Digital do dia 12 de dezembro é a estreia do projeto mundial All Together: A Global Ode to Joy (Todos Juntos – Uma Ode Global à Alegria), uma iniciativa do Carnegie Hall (NY) em que orquestras dos cinco continentes apresentam a Nona Sinfonia de Beethoven. A apresentação de despedida de Marin Alsop depois de oito anos à frente da Orquestra como sua diretora musical e regente titular, encerra a Temporada Osesp 2019 e será cantada em português, em diálogo com a cultura brasileira.

A estreia do projeto dá início, também, às comemorações pelos 250 anos de aniversário de Beethoven, em 2020. Depois, as “novas” Nonas serão apresentadas por sete outras orquestras, com solistas e coros, ao redor do mundo: National Youth Orchestra of Great Britain (Londres), Baltimore Symphony, New Zealand Symphony, Sydney Symphony, ORF (Viena), KwaZulu-Natal Philharmonic e Johannesburg Philharmonic (ambas da África do Sul), e uma orquestra jovem reunida pelo próprio Carnegie Hall, em Nova York – todas regidas por Marin Alsop. Cada uma criará sua rede de referências musicais, entremeadas com a obra de Beethoven; cada uma produzirá, também, uma tradução da “Ode”, a ser cantada na língua de cada país.

 


--

Assista ao vivo, dia 12/dez, a partir das 20h, no Facebook do Sesc SP ou aqui no Portal.