Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Tecer e bordar, é só começar!

Oficinas de bordado na exposição EntreMeadas (Foto: Carol Mendonça)
Oficinas de bordado na exposição EntreMeadas (Foto: Carol Mendonça)

Em janeiro, o Sesc Vila Mariana realiza uma série de oficinas e cursos sobre técnicas como bordado, tecelagem, macramê e ponto cruz, no clima da exposição Entremeadas. A mostra reúne a produção de mulheres artesãs que se dedicam às linhas, aos fios e às fibras no estado de São Paulo, e fica em cartaz até 9 de fevereiro.

Veja a relação a seguir e programe-se para desenvolver suas habilidades manuais!

Xilogravura em tecido e bordado para crianças
O Coletivo Vivendo da Nossa Arte traz a experiência manual conectada à potência artística e afetiva dos pontos do bordado, a partir da xilogravura. A atividade também propõe a construção de histórias ou personagens.
Grátis. Distribuição de senhas no local a cada 30 minutos.

Tecendo algoritmos (Foto: Divulgação)

Tecendo algoritmos
O que o computador tem a ver com tecelagem? Como funciona um tear e como são criados os desenhos que surgem conforme os fios vão se entrelaçando? Com a educadora do Espaço de Tecnologias e Artes, Cris Botta, iremos explorar estes assuntos usando fitas de papel colorido, a linguagem de programação Scratch, e um algoritmo criado para imitar um tear manual.
Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Experimentações têxteis: oficinas artísticas e ações poéticas
O Coletivo MeioFio ministra oficinas com diferentes técnicas manuais, como macramê, crochê e tricô, para todos os públicos.
Grátis. As inscrições são feitas 30 minutos antes de cada atividade no espaço educativo da exposição EntreMeadas.

Bordado em flâmula de tecido (Foto: Divulgação)
 

Bordado para Jovens: Flâmula de Tecido
Andressa Ferraz, professora de bordado especializada em Bordado Livre e Ponto Cruz, vai ensinar jovens de 13 a 29 anos a bordar. Nos encontros, serão apresentadas dicas de materiais, de como passar o desenho para o tecido e três pontos diferentes de bordado.
Grátis. Retirada de ingressos na Central de Atendimento do Sesc Vila Mariana com 1 hora de antecedência.

Ponto Cruz Geek (Foto: Divulgação)

Bordado para Jovens: Ponto Cruz Geek
Outras duas oficinas realizadas por Andressa Ferraz apresentam a técnica de ponto cruz para jovens. Os personagens de videogames, de desenhos animados e de filmes do universo geek servirão de tema para as produções manuais.
Grátis. Retirada de ingressos na Central de Atendimento do Sesc Vila Mariana com 1 hora de antecedência.

Curso de construção de mini tear
Em quatro encontros, os participantes aprenderão a realizar cálculos e montagem de fios no tear, a construção da trama com pontos variados, acabamentos, franjas e formas geométricas, emendas do fio da trama e arremates e finalização das peças.
De R$ 6 a 12. Inscrições na Central de Atendimento do Sesc Vila Mariana.

Ponto de Encontro - Entre linhas, laços e vidas
O público com mais de 60 anos, em conjunto com o Coletivo Meio Fio, realizará uma série de intervenções visuais nos espaços públicos, dentro e fora da unidade do Vila Mariana, no programa Ponto de Encontro, que acontecerá uma vez por mês, entre janeiro e junho. As obras de crochê  realizadas terão como ponto de partida as questões levantadas pelos idosos durante os processos de criação.
Grátis. Sem retirada de ingressos.

>> Conheça toda a programação de janeiro do Sesc Vila Mariana aqui.