Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A História Secreta das Bicicletas por CONTRAFLUXO

Como a bike ocupa nosso imaginário?

Ela pode ter sido o seu primeiro desafio, mas como dizem, quem aprende a andar de bicicleta nunca esquece. Pode ser brincadeira, resistência, ferramenta de protesto e meio de locomoção levando pessoas de uma ponta a outra do país. Agora o Sesc São Caetano em parceria com o CONTRAFLUXO quer saber o lugar que a bicicleta ocupa em sua mente.

Bicicletas podem ser visíveis e invisíveis na mesma medida em um ambiente urbano, por isso, apresentamos nesta intervenção dois atos: Uma bicicleta (visível) itinerante para identificar a relação da sociedade com ela e uma outra (invisível) fixa que mostra onde as bicicletas estão inseridas em nossas vidas.  

Nesta página encontram-se histórias que constroem nosso imaginário e que demonstram a importância da bicicleta nas histórias das cidades e da sociedade que também estão espalhadas pela Bicicleta Itinerante.

Andando de bike por aí, tire uma foto ou faça vídeo em 1ª pessoa e poste com as hashtags no instagram #bikecontrafluxo e #sescverão,  indicando o local, horário e seu sentimento naquele momento.

Agora vamos percorrer um pouco do nosso imaginário com a Bicicleta?

Confira as histórias nos links abaixo:

A Chegada da Bicicleta em São Paulo

Provos

Ghost Bikers

Ciclovia na Avenida Paulista

Vanderlei Torroni

Teresa Dárprile e o “Saia na Noite”

Endrigo Rosa Pereira e Volta de Guarulhos

Dia do Ciclista

Letícia Correa e a Bike como Terapia

Rota Márcia Prado

“Rita Siminovich" e o Pedal da Inclusão

Conscientização e a Poluição