Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

História Secreta - Conscientização e a Poluição

Um dos grandes problemas da vida urbana é a locomoção. Em uma Região Metropolitana, que ainda não consegue conectar as distâncias de forma sustentável, acessível e rápida, soluções alternativas vêm retomando força, como a Bicicleta.

Ela soluciona problemas de meio ambiente ao não poluir, não ser um equipamento descartável e podendo facilmente ser recuperada e até mesmo atualizada. O ciclista então sabe que a rua é um espaço público e não de uso exclusivo do carro e cada vez os cicloativistas vêm lutando por essa visibilidade e conscientização dos motoristas.

Podem notar que nos horários em que o trânsito está parado, grande parte dos carros tem uma pessoa só. É um desperdício de espaço, não é? A bicicleta, por ser bem menor que qualquer veículo automotivo, evita engarrafamentos. Além de, nessas situações, a locomoção de bicicleta se tornar bem mais rápida.

Andar de bicicleta aumenta a sensação de ser parte – ativa – da cidade. Cruzar com ciclistas pelas ruas e trocar olhares, cumprimentos. Explorar cada canto, notar cada detalhe.

A bicicleta demanda atenção e estar atento à cidade que moramos é uma atitude transformadora! Atenção: Vamos pedalar com segurança. Lembre-se sempre de usar capacete, lanterna, farol, buzina, sinalizador e não fique com fone de ouvido.

--

Bibliografia:

Positiva Eco
Courb

--

>> A História Secreta das Bicicletas é uma intervenção do Coletivo Contrafluxo que acontece no Sesc São Caetano dentro da programação do Sesc Verão.