Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Cena de família

Desta vez, as câmeras dos smartphones não irão mirar picassos, mondrians, tarsilas ou oiticicas, mas uma obra do artista brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899). Nascido em Itu (SP), Almeida Jr. é considerado pelos críticos como um “pintor do nacional”. Isso porque suas telas figuram os costumes, as cores e a luminosidade regional. Temas e elementos que se opõem à tradição eurocêntrica vigente na pintura acadêmica da época. Uma obra, em especial, ganha atenção do público que visita o acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo: Cena de Família de Adolfo Augusto Pinto, de 1891. Popularizada em reproduções na forma de marcadores de livro, ímãs de geladeira e quebra-cabeças, este óleo sobre tela ilustra uma crônica da capital paulista do final do século 19.

1      Enquanto duas crianças pequenas cuidam de um bebê, um garotinho examina o álbum de fotografias da família e a mãe parece cochichar algum algum segredo de costura para a filha.

2      Os instrumentos musicais, os quadros na parede, o tapete, a manta, as fotografias e o álbum revelam um interior onde os proprietários aspiram gravitar em um bem viver “civilizado”, europeu. O ambiente revela as pretensões do casal.

3      A natureza tropical, único sinal de “brasilidade” da composição, está representada pela forte luz do sol lá fora (atenuada quando entra no ambiente) e por indícios de sua domesticação: o canteiro ladeando o muro que limita a propriedade, a pintura de paisagem sobre o piano, os vasos que decoram a sala.

4      Adolfo Augusto Pinto, o pai desta família, lê a primeira página de um jornal de engenharia. Ao seu pé, o cão de estimação. Na época, Augusto Pinto era reconhecido como um importante engenheiro na cidade de São Paulo. Conterrâneo de Almeida Jr., o ex-estudante de Medicina em Salvador, formado engenheiro no Rio de Janeiro, trabalhou em alguns dos principais empreendimentos de infraestrutura de uma crescente metrópole paulista. Mais do que um engenheiro bem-sucedido, ele idealizava a capital paulista com potencial para centro econômico, cultural e simbólico do país.

Serviço:
Pinacoteca de São Paulo
Local: Praça da Luz, 2, Bom Retiro, São Paulo - SP
(próximo à saída da estação Luz do metrô)
Visitação: De quarta a segunda-feira, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 15 (inteira), R$ 7 (meia-entrada).
Menores de 10 anos e maiores de 60 são isentos de pagamento.
Aos sábados, a entrada é gratuita para todos
Informações: (11) 3324-1000