Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que é superação?

Dois momentos do Marcos na prova de Aquathlon: na corrida e na natação. Foto Thiago Ciriero.
Dois momentos do Marcos na prova de Aquathlon: na corrida e na natação. Foto Thiago Ciriero.

Marcos de Souza Bueno, o Marquinho como é mais conhecido, tem uma opinião bem formada a respeito do que é superação. Atleta amador, acostumado a participar de provas de natação, de bicicleta e de corrida, esse catanduvense é uma figura carimbada na cidade e do Sesc Catanduva. Trabalhou por muitos anos como garçom na cidade, ele pratica esportes regularmente, e nunca perde um evento esportivo. 

Marquinhos no ano passado enfrentou com muita determinação a luta contra o câncer, ficou afastado das competições esportivas que tanto ama por um período relativamente curto, porém já está de volta à ação (em tempo recorde), para o espanto até de seus médicos.

Foi uma surpresa muito boa para o Sesc e para tantos de seus amigos esportistas encontrá-lo nesse último sábado, dia 1, aqui na unidade, participando da prova de Aquathlon, dentro da programação do Sesc Verão. Em entrevista para a EOnline, ele falou sobre o significado muito pessoal de participar dessa prova,  que você confere abaixo:

Marquinho acredita muito que a sua condição de esportista o tenha ajudado a acelerar o processo de recuperação. A vontade de voltar a treinar e participar dos eventos também o incentivou nesse processo, como contou. 

Fica o exemplo do Marquinho, sua determinação e amor ao esporte, que nos lembra o quanto a atividade esportiva pode nos ajudar com as tarefas do dia a dia, desde mover-se com mais habilidade e independência, socializar com outras pessoas, aumentar a autoestima ou até na recuperação de um tratamento de saúde.

A história do Marquinho te inspirou? Veja como experimentar diversas modalidades e, assim como ele, encontrar sua paixão pelo esporte com a programação do Sesc Verão.