Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A mudança que o esporte faz sentir na pele

Aula aberta de Pilates Suspenso, com a professora Daniela Grampa [Foto: Estevão Salomão]
Aula aberta de Pilates Suspenso, com a professora Daniela Grampa [Foto: Estevão Salomão]

Ao longo de janeiro, quem passou pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente teve a oportunidade de experimentar novos esportes para inserir na rotina, com a programação do Sesc Verão. A população do oeste paulista entrou em contato com as mais diversas modalidades, sobretudo olímpicas e paralímpicas. Entre tantas atividades, foi possível andar de skate, jogar basquete, fazer levantamento de peso olímpico, atirar com arco, se aventurar no BMX, patinar e, de quebra, testar o equilíbrio com o pilates suspenso.

Foi desafiador, mas muito bom”, comenta a técnica de enfermagem Jéssica Totri, 26 anos, em entrevista à EOnline, sobre o pilates suspenso, prática que utiliza uma faixa de tecido suspensa em sua execução chamada colúmpio. Ela, que pratica o pilates tradicional há um ano, tem psoríase, uma doença autoimune formadora de manchas espessas e escamosas na pele, as quais, segundo a técnica, desapareceram devido ao estilo de vida saudável que leva.

Eu já tomei muita medicação. Aí, chegou uma fase da vida que eu falei ‘deve ter outra forma de controlar’”. Foi aí que Totri começou a participar de corridas de rua e fazer musculação. O pilates veio depois. “Eu estou cem por cento sem feridas graças ao esporte”, completa.

Frequentadora assídua da unidade junto com seus filhos, ela conta que quando ficou sabendo do Sesc Verão quis logo participar das atividades. “É uma forma de tirar as crianças e os pais de dentro de casa. Quem não tem condições financeiras de pagar um clube ou uma viagem, como muitas famílias fazem nessa época, aproveita um entretenimento na cidade de forma gratuita e acessível, num ambiente muito gostoso”, afirma Jéssica.

Ao longo de fevereiro ainda tem muito mais. Na Unidade de Presidente Prudente vai rolar o festival de tênis de praia, as aulas abertas de danças circulares, pickleball e basquete 3x3, além da oportunidade de testar as capacidades físicas em um circuito com o desafio GMF e curtir uma apresentação sobre basquete e cultura de rua. Tudo de graça para todos os gostos e idades.

Mas a programação esportiva não acaba em fevereiro. No Sesc Thermas de Presidente Prudente é verão o ano todo. Em torno dos quase 37 mil metros quadrados de unidade, dos quais apenas 3 mil são de área construída, o público desfruta de um bosque ocupado por fauna e flora locais, além de piscinas com águas termais, espaços que potencializam a prática de atividades esportivas focadas na melhoria da qualidade de vida de seus visitantes. Afinal, aqui o verão é nosso.