Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A evolução das escovas de dente: do graveto ao wi-fi

"Seja sábio, compre Wisdom." (1951).
 

Se hoje em dia existe até escova de dentes com conexão wi-fi para monitorar a escovação, em outros momentos da história escovar os dentes era praticamente um desafio. A importância de realizar a higiene bucal diariamente é sabida há muito tempo, com estudos que sugerem que em 4000 a. C. já se realizava a limpeza a partir da esfregação dos dedos nos dentes e gengivas.

Em 3500. a.C. os egípcios já possuíam um acessório um tanto rústico para manter a higiene da boca: gravetos com pontas desfiadas, um dos parentes mais distantes na árvore genealógica das escovas de dente. Uma prima mais evoluída, um pouco mais próxima dessa que utilizamos hoje, só apareceu no século XV na China e tinha sua haste de bambu ou ossos e suas cerdas feitas de pêlos de porco.

Até chegar a essa aparência que conhecemos, com as cerdas amarradas e coladas em pequenos buracos na ponta, levou mais 2 séculos. Quem pensou nesse formato foi o inglês William Addis em 1780, inspirado pela estrutura das vassouras. Fabricada pela empresa "Wisdom", a escova Addis também utilizava ossos e pêlos de animais no começo. A partir de 1938, o nylon e o plástico já eram utilizados em sua fabricação. Pouco depois disso, em 1954, a escova elétrica já estava à disposição na Europa. 




Se as civilizações sabiam da importância da higiene bucal desde a antiguidade, por que a escova só foi inventada no século XV? Com certeza há uma série de motivos, mas a história nos dá uma pista para algo que pode ter contribuído para a criação do hábito de escovar os dentes.

O açúcar nem sempre foi um alimento acessível e já foi considerado até artigo de luxo. Com a colonização da América e a multiplicação dos engenhos em diversos territórios do continente, que refinavam o produto em larga escala e o comercializavam ao redor do mundo, o açúcar começou a fazer parte da alimentação de cada vez mais pessoas. 
 


Com dietas mais açucaradas, a cárie se tornava uma epidemia. Por "coincidência", a escova de dentes também aparece nesse período. Embora não fosse conhecida a associação entre o açúcar e a formação da cárie, é natural que as pessoas tentassem manter seus dentes saudáveis. 

Falando nisso… Como vai o seu sorriso? Você tem cuidado dele?
De 11 (a partir das 12h) a 18 de março de 2020, estarão abertas as inscrições para tratamento odontológico nas unidades do Sesc São Paulo. Para saber mais informações acesse: sescsp.org.br/odontologia


Referências: 

Cárie dentária e flúor: uma relação do século XX - Paulo Capel Narvai
Virtual Dental Museum - Different Strokes for Different Folks: A History of the Toothbrush
Por Dentro da Boca - PERCEBE