Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Raízes latino-americanas

Percival Tirapeli
Percival Tirapeli

O período colonial deixou um rico legado cultural na América Latina. Esses três séculos de ocupação ficaram registrados no urbanismo das cidades hispano-americanas e luso-brasileiras, bem como na arquitetura eclesiástica e na arte sacra. A partir desse campo de pesquisa e de extensas viagens pelos antigos territórios das Américas espanhola e portuguesa, Percival Tirapeli, professor titular de História da Arte Brasileira na Universidade Estadual Paulista (Unesp), reuniu, durante anos de pesquisa, matéria e imagens que podem ser apreciadas agora na obra Patrimônio colonial latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra, lançada pelas Edições Sesc São Paulo em 2018. A estética do período é fartamente registrada, seja na arquitetura de igrejas, mosteiros e conventos, seja em outras edificações urbanas.

Mosteiros femininos e catedrais

Na Argentina, um exemplo desta estética é a catedral de Buenos Aires – hoje frequentada pela população local e por turistas que visitam a praça de Maio –, apesar de ter sofrido alterações no seu entorno, com a verticalização da cidade nas últimas décadas. Enquanto na Bolívia, a catedral de La Paz, que data de 1548, considerada por Tirapeli “uma obra única disposta em terreno em declive”, na Praça Murillo, preserva a influência lapidada pelo período colonial.

Também merecem destaque os mosteiros femininos, que, no Brasil Colônia, eram financiados por ricos mineradores, como o de Santa Teresa, em Olinda, o primeiro do país (1576). Tirapeli explica que esses tipos de construção se situavam “distantes das ruas carroçáveis e solidamente fechados por muros”. E, complementa, que “a ocupação dos espaços pela arquitetura é posterior à concepção de um urbanismo ordenado ou espontâneo, fato que também era visto na América espanhola, durante o estilo barroco, no século 16”.

Em solo brasileiro, “o estilo barroco foi assimilado pela escultura religiosa a partir do século 17, seguindo, a princípio, o modelo português e posteriormente a influência italiana, com formas eloquentes e novo sentido de dramaticidade teatral”, acrescenta o autor.

Diário de bordo

Por meio de imagens e textos, livro trata da história da América Latina

Fotografias, desenhos, reprodução de plantas arquitetônicas e textos analíticos em um trajeto feito em três escalas, ou melhor, três capítulos: “Urbanismo colonial”, “Arquitetura eclesiástica” e “Arte sacra”. Um convite para viajar pela América Latina tendo como guia Percival Tirapeli, professor de História da Arte Brasileira do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O primeiro capítulo analisa o desenho das cidades coloniais, enquanto o segundo foca na arquitetura de igrejas, mosteiros e conventos, revelando a escolha dos locais de construção, as estruturas e as plantas das edificações. Já o terceiro, sobre a arte sacra, aborda o mobiliário e a ornamentação. O livro Patrimônio Colonial Latino-Americano: Urbanismo, Arquitetura, Arte Sacra (Edições Sesc São Paulo, 2018) foi finalista do 61º Prêmio Jabuti na categoria Artes, em 2019.

 

revistae | instagram

Fotos relacionadas