Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Nadando à vontade: Encontro Internacional de Práticas Aquáticas

Foto: Thaís Fero
Foto: Thaís Fero

Você entra na água - pode ser no mar, rio, lago, piscina – e, instantaneamente, seu peso parece que já não é mais o mesmo. Uma vez imerso, nossos sentidos também se transformam. Visão, audição e fala são modificados. A respiração precisa ser controlada. Dentro da água, nosso corpo parece diferente.  

Para quem já sabe se movimentar em meio líquido, talvez todas essas sensações estejam naturalizadas, mas para quem está aprendendo essas alterações são grandes.

O hábito de tomar banhos em tanques nos acompanha durante milênios. Já eram comuns no período clássico. As aldeias indígenas brasileira também tinham o costume de tomar banhos de rio regularmente. E não podemos esquecer que os fetos se desenvolvem em meio líquido e, até os quatro meses, os bebês conservam o reflexo de nadar.

O Sesc São Paulo desenvolve o programa de práticas aquáticas que entende que o movimentar-se na água vai muito além de técnicas dos nados clássicos de crawl, borboleta, costas e peito. Diversas práticas também ajudam o desenvolvimento da locomoção em meio líquido, como atividades de lazer e recreação, jogos aquáticos e outras modalidades de esporte na piscina, como a canoagem e o nado sincronizado.

O professor Stephen J. Langendorfer é uma das referências nos estudos sobre esse tema. Ele é docente na Bowling State University em Ohio, nos Estados Unidos, pesquisador na área de desenvolvimento aquático e motor, autor do livro “Aquatic Readiness: Developing Water Competence in Young Children” e fundador do periódico International Journal in Aquatic Recearch and Education.

Langendorfer é convidado do Encontro Internacional de Práticas Aquáticas que acontece nos dia 12, 13 e 14 de março no Sesc Itaquera. Durante o evento, serão abordados os seguintes temas: como e por que aprendemos a nadar,  os conceitos de competência aquática, o desenvolvimento de habilidades dentro da água, métodos de ensino e a prevenção de afogamento.  A programação também terá uma atividade prática: o Treino de Aquathlon,  que mistura corrida e natação e uma vivência com a ex-atleta da natação Joanna Maranhão.  

O evento - que terá tradução simultânea - é voltado para profissionais da área físico-esportiva e estudantes de graduação e pós-graduação de Educação Física e Esporte. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas; clique aqui.