Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mês das Mulheres: 7 atividades no Sesc Pinheiros para celebrar as conquistas delas

O bloco Ilú Obá de Min, formado apenas por mulheres, está entre as atividades da programação
O bloco Ilú Obá de Min, formado apenas por mulheres, está entre as atividades da programação

Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher busca relembrar as lutas femininas e a conquista do espaço pelas mulheres. Para celebrar a data, o Sesc Pinheiros preparou uma seleção especial de atividades que ocorrem durante todo o mês de março, convidando o público a refletir sobre questões como empoderamento, autocuidado, auto-estima, saúde feminina, maternidade, entre outros temas. Há tanto atividades voltadas somente a elas, como ao público em geral, olha só!

 

1 - Conhecimento para a Saúde: Ginástica Íntima

Você já ouviu falar sobra a ginástica íntima feminina?  Indicada por ginecologistas, ela traz várias melhorias na qualidade de vida da mulher, evitando problemas como incontinência urinária, sintomas da menopausa e cólicas menstruais, além de proporcionar saúde e bem-estar a todas as mulheres, independente da faixa etária. Nesta quinta (5), a médica Natália Carvalho baterá um papo sobre pompoarismo e seus benefícios, encorajando as mulheres a conhecerem o seu próprio corpo. 
5 de março, quinta, 19h.

 

2 - Bloco Ilú Obá de Min

O Ilú Obá De Min é o encontro entre a música, ativismo e empoderamento feminino. Formado há 15 anos pelas percussionistas Beth Beli, Adriana Aragão e Girlei Miranda, o Bloco é o projeto mais conhecido da instituição. Isso porque sua bateria, que sai em cortejo pelas ruas de São Paulo desde 2005, é formada exclusivamente por mulheres e se tornou uma das mais políticos da cidade, realizando manifestações em prol da consciência negra, feminismo e direitos LGBTI.  No show, o repertório inclui ritmos com toques do candomblé, maracatu, afoxé e jongo, entre outros.
7 e 8 de março, sábado e domingo, 16h

 

3 - Futsal Feminino (Esporte Adulto)

Procura um lugar para aprender futsal feminino ou retomar a prática? Ou se nunca passou pela sua cabeça jogar, que tal começar agora? A partir de 13 de março, todas as mulheres com mais de 16 anos poderão participar das aulas abertas de Futsal Feminino com as educadoras do Sesc Pinheiros. Esse pode ser o programa perfeito para quem quer aprimorar a autonomia e melhorar a qualidade - e de quebra, se divertir e fazer novas amizades. Ficou interessada? As inscrições serão feitas no dia e local da atividade. Basta comparecer com um documento com foto e roupa apropriada para a atividade.
De 13 de março a 29 de maio, sextas, 18h30.

 

4 - As Irmãs de Gion (Gion no Shimai)

No projeto Tela Clássica, que reúne clássicos do cinema, destacamos "As Irmãs de Gion", uma das obras do cineasta japonês Kenji Mizoguchi. O filme apresenta um olhar realista sobre a vida das gueixas em Gion, no distrito de Kyoto, em especial a de Omocha, uma gueixa com sensibilidade moderna, que se ressente da maneira insensível com que os homens tratam as mulheres, ignorando as tradições e as expectativas de sua profissão. A atividade é gratuita e basta retirar o seu ingresso uma hora antes do início da sessão. 
17 de março, terça, 20h.

 

5 - Mulheres Surdas

A luta das mulheres também inclui a luta das mulheres da comunidade surda. Nessa roda de conversa, mediada por especialistas e convidados e convidadas surdos, conheça as lutas e conquistas dessas mulheres no Brasil e pelo mundo. Aliás, você já conhece as rodas de conversa em libras? Elas têm o objetivo de ampliar os espaços de diálogos para compartilhar mais informações e o aprendizado de diferentes assuntos em Língua de Sinais Brasileira.
22 de março, domingo, 14h.

 

6 - Chá com Aquarela

Uma atividade especialmente voltada para as mulheres que são mães são as aulas de introdução à aquarela, voltadas especialmente para aquelas que estão no período do pós-parto, o chamado puerpério. A proposta do encontro é criar um local de encontro, escuta e acolhimento para essas mulheres que estão passando por esse delicado momento. Aqui, os bebês serão bem vindos e elas terão a oportunidade de se encontrar com outras mulheres que estão passando pela mesma fase.
11 de março, quarta, 15h.

 

7 - Maternidade no Esporte

O que as atletas Tandara Caixeta e Juliana Gomes têm em comum? Ambas foram mães enquanto competiam no alto rendimento e logo depois voltaram às competições. Nesse bate-papo, elas contam as dificuldades da gestação e do puerpério, o retorno ao ritmo de treinos, além das dificuldades que encontraram na estrutura de competições.
25 de março, quarta, 19h30.

 

Curtiu a programação especial? Todas as atividades são gratuitas, participe!