Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Legado exuberante

Fernando Lemos
Fernando Lemos

Em conversa por e-mail datada de julho de 2018, intermediada pela esposa, Beatrix Overmeer, o fotógrafo e pintor Fernando Lemos (1926-2019) respondeu de forma concisa às perguntas sobre os bastidores das fotos do livro Fernando Lemos Hilda Hilst (Edições Sesc São Paulo, 2018). Ao ser questionado sobre a sensação de ver as fotos compiladas no livro anos após o registro das imagens, feitas em 1959, ele se dizia satisfeito com a relevância do registro: “Fiquei contente com a confirmação da Hilda como poeta e com a atualidade das fotografias, que, afinal, já têm quase meio século”.

O fotógrafo português chegou ao Brasil, em 1953, para uma exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. No mesmo ano, também expôs no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Estabeleceu-se na cidade de São Paulo aos 27 anos, e deixou para trás a ditadura salazarista em Portugal (regime autoritário que vigorou naquele país de 1933 a 1974). Também a partir dos anos 1950 passou a dedicar-se com mais ênfase à fotografia.

Confira a entrevista com o autor:

 

Trajetória no Brasil

Lemos desenvolveu múltiplas frentes: prosa, poesia, ilustração e design. Entre 1968 e 1970, presidiu a Associação Brasileira de Desenho Industrial, sendo um de seus fundadores. Nesse período, foi professor de Artes Gráficas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Em 1983, tornou-se diretor do Centro Cultural São Paulo. Imerso no contato com a urbanidade, era um agitador cultural inveterado.

Entre outubro de 2019 e janeiro de 2020, ano da morte do artista, o Sesc Bom Retiro o homenageou com a exposição Fernando Lemos – Mais a Mais ou Menos (confira na galeria algumas imagens que estavam na mostra). Para 2021, está previsto o lançamento de sua biografia (ainda sem editora) escrita por Tânia Martuscelli, professora de Literatura e Artes da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

 

Em preto e branco

Mostra e livro apresentam versatilidade do artista

Fernando Lemos Hilda Hilst (Edições Sesc São Paulo, 2018) exibe o ensaio fotográfico feito por Fernando Lemos com a poeta Hilda Hilst, somando-se a colagens do artista sobre as fotos originais. Um texto de Augusto Massi, professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo (USP) e crítico literário, comenta esse encontro bem como a trajetória de Fernando como poeta e fotógrafo e a produção poética da jovem Hilda.

A versatilidade de Lemos também pôde ser vista na mostra Fernando Lemos – Mais a Mais ou Menos, em cartaz no Sesc Bom Retiro entre outubro de 2019 e janeiro de 2020. Com curadoria de Rosely Nakagawa, a exposição reuniu 86 obras, entre desenhos, fotografias, cartões-postais e pinturas realizadas pelo artista desde a década de 1940.

 

revistae | instagram

Fotos relacionadas