Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê

A Dança Movimenta a Educação

Trabalhar o corpo sempre foi um dos objetivos do Sesc. A partir de outubro, esse princípio começa a ser ampliado para as escolas públicas de São Paulo através de uma parceria a ser firmada entre o Sesc e a Secretaria de Estado da Educação. Contando com a assessoria de Isabel Marques, bailarina, professora da UNICAMP e coordenadora do Grupo Caleidoscópio, formado por arte-educadores, o projeto pretende levar a dança à sala bt66stde aula, especialmente às crianças na faixa de 7 a 12 anos. O trabalho entre bailarinos e educadores será dividido em três fases. Inicialmente, o Sesc vai promover workshops para instrumentalizar professores quanto às possibilidades de se introduzir a dança na escola, partindo da experiência vivida em aulas de educação física e da metodologia desenvolvida por Rudolf Laban. Em seguida, serão feitas intervenções nas próprias escolas através de espetáculos interativos. Por fim, está prevista a supervisão dos trabalhos como forma de avaliação dos resultados e suporte técnico aos grupos envolvidos.

Pesquisadores em Artes Plásticas

Acontecendo neste mês, entre os dias 14 e 17 de outubro, no auditório do Sesc Paulista, o IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Realizado pelo Sesc e pela ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas e com apoio da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e do NACE-NUPAE - Núcleo de Cultura e Extensão em Promoção da Arte na Educação, o encontro conta com a participação dos pensadores brasileiros Ana Mae Barbosa, Octávio Ianni, Amélia Toledo e Lucia Santaella e dos americanos Douglas Crimp, Eric Orr, Enid Zimmerman, Priscilla e George Geahigan. Tempo e Transformação, Globalização e Multiculturalismo e Cânones de Valor nas Artes, são os temas levados à discussão.

Propostas para um Mundo Solidário

O Encontro Internacional de 1997 da Aliança para um Mundo Respon-sável e Solidário acontecerá no Brasil entre os dias 1º e 7 de dezembro, no Sesc Bertioga e no Sesc Pompéia. A reunião conta com o suporte de organizações internacionais como a Associació EcoConcern e a Fondation Charles Léopold Mayer pour le Progrès de l'Homme em parceria com o Sesc e diversas Ongs como o Instituto Pólis, a Rede Mulher de Educação, Imagens, Conteúdo e Forma, o CIVES e o Instituto ECOAR pela Cidadania. O encontro tem por objetivo fortalecer formas de intervir e de pensar que apontem para novas maneiras de ser e viver em sociedade, buscando um convívio solidário e intercultural entre homens de diferentes raças, povos e nações, bem como sexo, idades e classes sociais distintas para a construção de uma civilização mais humana, incluindo a preocupação com o meio ambiente. Ao final, será redigida a Carta de São Paulo, um documento específico registrando as propostas de solidariedade para o III Milênio a ser assinado pelos participantes.

Sesc São Paulo, Uma Idéia Original

Em comemoração aos cinqüenta anos do Sesc, o livro Sesc São Paulo, uma idéia original registra o trabalho e a história da entidade desde a sua inauguração até hoje. Traz o contexto socioeconômico e político do pós-guerra e a Carta de Paz Social, assinada por empresários brasileiros e que acabou dando origem à instituição; expõe os conceitos que embasaram o trabalho do Sesc ao longo do tempo, como a educação social, o lazer, a animação e a ação cultural. Apresenta ainda os projetos mais recentes e as idéias para o futuro, bem como programas que constituíram o núcleo da ação da entidade em meio século de trabalho sócio-educativo dedicado aos comerciários e à coletividade: teatro, música e dança; esportes e ginástica, saúde e alimentação, trabalho com crianças e idosos etc.