Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Máscaras de tecido e os cuidados que devemos ter com elas

Imagem de pessoa utilizando uma máscara artesanal de tecido | Foto: Heloísa Gramari
Imagem de pessoa utilizando uma máscara artesanal de tecido | Foto: Heloísa Gramari

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde, associado a medidas preventivas – como higienização das mãos, atenção ao tossir e espirrar, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e o distanciamento social – o uso de máscaras faciais pode ajudar a reduzir disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da COVID-19

Uma publicação do órgão de vigilância sanitária traz orientações gerais a respeito da confecção, utilização, higienização e descarte de máscaras de uso não profissional, que podem ser úteis se você precisar sair de casa. Mas, conforme orientação do Ministério da Saúde, se puder, fique em casa.

Uma vez que os equipamentos de proteção individual, como máscaras cirúrgicas e respiradores N-95, são escassos e podem faltar para quem mais precisa – os profissionais de saúde –, as máscaras caseiras ou artesanais são uma alternativa para boa parte das pessoas (com exceção, é claro, daquelas que estão contaminadas, com sintomas da doença, incapazes de remover a máscara sem assistência ou que tenham a contra indicação de um profissional de saúde).

Essas máscaras de tecido podem ser confeccionadas com itens disponíveis em casa, a partir de técnicas variadas, com ou sem necessidade de conhecimentos de costura (veja algumas dessas técnicas no final do artigo). Mas antes de fazer a sua máscara é importante saber como elas funcionam e quais os cuidados necessários ao utilizá-la:

 As máscaras de tecido são barreiras mecânicas. No entanto, elas não inativam o vírus, por isso é importante continuar realizando todas as ações de prevenção recomendadas, como lavar as mãos, manter distância de 1,5m e ficar em casa.

 Ao confeccionar sua máscara, lembre-se de limpar a superfície de trabalho com um produto para desinfecção, como preparação alcoólica a 70% ou hipoclorito de sódio a 1%.

 Após a confecção da máscara de pano é importante que a mesma seja lavada com água e sabão e passada com o ferro quente. Para minimizar os riscos de alergias, não use essências ou perfumes.

 Lave as mãos antes e depois de colocar a máscara

 A máscara deve cobrir nariz, boca e queixo. Ela deve ficar bem presa ao rosto, para evitar manipulação durante o uso. 

 Regra de ouro: nunca coloque a mão no tecido da máscara. Manipule somente pelas alças, para colocar ou retirar.

 Não retire a máscara para falar, tossir ou espirrar. É justamente neste momento que espalhamos gotículas de saliva se pelo ar.

 Uma mesma máscara não deve ser utilizada por mais de 2 horas, já que o tecido pode molhar com a própria respiração e, assim, deixa de ser eficaz. Por isso, leve sempre uma máscara extra com você.

 Uma vez usada, ela não deve ser guardada antes de ser lavada. Não pode ser colocada na mesa, no sofá ou na cama. Ao guardá-la na bolsa, deve-se utilizar uma sacola plástica.

 A máscara pode e deve ser lavada junto com o resto da sua roupa, assim que chegar em casa. 

  Lave sua máscara (inclusive antes do primeiro uso) com água e sabão e deixe de molho por 20 minutos em uma solução de 1 litro de água com duas colheres de água sanitária. Após secar, passe com o ferro quente. Para minimizar os riscos de alergias, não use essências ou perfumes. 

 Não compartilhe sua máscara, mesmo após lavagem. Cada um deve ter as suas.

Se tiver dúvidas relacionadas ao novo coronavírus e à COVID-19, consulte também o portal do Ministério da Saúde voltado a questões relativas ao combate à doença.