Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Aprenda como fazer a compostagem doméstica

Atividade Mutirão verde Especial na Unidade do Sesc São Caetano - Foto: Pedro Agnaldo de Toni
Atividade Mutirão verde Especial na Unidade do Sesc São Caetano - Foto: Pedro Agnaldo de Toni

Nesse período de pandemia causada pelo novo coronavírus, diversas ações de contenção foram tomadas para evitar a proliferação do vírus e preservar a saúde de trabalhadores de diferentes áreas e da população como um todo. Um exemplo disso foi a interrupção dos serviços de coleta e triagem de materiais recicláveis, prestados pelas cooperativas em muitos municípios do estado de São Paulo.

Mudanças como essas, que impactam a vida de todos, também têm provocado reflexões na população sobre a ação de cada um no planeta, trazendo questionamentos sobre o que consumimos e o que descartamos.

Uma medida possível para quem quer minimizar os impactos socioambientais é praticar em casa a compostagem de resíduos orgânicos, transformando cascas de frutas e verduras em adubo natural, reduzindo assim os descartes no meio ambiente. Por isso ensinamos aqui como montar sua composteira! Ah, mas não se esqueça: antes de tudo, sempre que possível, evite o desperdício!

Existem diferentes formas de se realizar a compostagem doméstica, uma delas é com microrganismos e /ou minhocas que vamos apresentar a seguir.

Aprenda como fazer:

A compostagem pode ser feita com três ou mais recipientes com tampa, de tamanhos iguais, um em cima do outro.

A 1ª e a 2ª caixa devem ter furos na tampa e na base (para permitir o escoamento do líquido)

3ª caixa serve para armazenar o biofertilizante portanto deve ter furos apenas na tampa. 

Infográficom explicando como montar uma composteira doméstica

__

Dicas para o cuidado:

- Na primeira caixa é onde você irá adicionar resíduos orgânicos como cascas de frutas e legumes. Atenção: os seguintes resíduos orgânicos não podem ser inseridos, pois comprometem a degradação dentro da composteira: frutas cítricas, fezes de cães e gatos, alho e cebola, carnes, nozes pretas, arroz, carvão vegetal e plantas doentes;

- Ao colocar os resíduos orgânicos, cubra sempre com material seco, que podem ser folhas secas ou serragem, para equilibrar a umidade e também não exalar cheiro. Lembrando que a serragem utilizada não pode ser derivada de madeiras tratadas com tinta, verniz, entre outros produtos. Atenção para a primeira camada da sua composteira, que deverá ser com essas folhas secas ou serragem;

- líquido gerado (chorume): A 3ª caixa serve para armazenar o biofertilizante rico em nutrientes como N (nitrogênio) / P (fósforo ) / K (potássio) e que favorece a rega das suas plantinhas. Mas espere: antes de utilizar o líquido nas plantas é preciso dilui-lo na proporção de 1 para 10 (por exemplo: 100ml do líquido + 900ml de água). Uma dica para evitar o mau cheiro é recolher o biofertilizante a cada 15 dias. Após a coleta, lave o recipiente (balde ou caixa). Lembre-se: após realizar a diluição, aguarde, no mínimo, 48h para utilizar o líquido;

- se optar por minhocas na sua composteira, prefira as californianas vermelhas e coloque-as na 2ªcaixa. Uma dica para as minhocas californianas é que elas necessitam de umidade para troca gasosas que são feitas através da pele, não gostam de altas temperaturas (entre 15º C e 30º C), são sensíveis à luz e não suportam cheiros muito fortes, como da cebola, alho, temperos, frutas cítricas, etc.