Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Movimente-se já!

Alongamento, Gabriela Rodrigues, Sesc Bertioga
Alongamento, Gabriela Rodrigues, Sesc Bertioga

O provérbio latino “mens sana in corpore sano”, traduzido em português como “mente sã num corpo são” percorre séculos da história da humanidade como uma das mais importantes recomendações à saúde. Afinal, corpo e mente em equilíbrio promovem inúmeros benefícios a homens e mulheres de todas as idades, principalmente no atual contexto de isolamento social para a contenção do novo coronavírus. Movimentar o corpo não só reduz o risco de hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e diabetes, como promove uma série de vantagens.

“Outro exemplo é o fortalecimento do sistema imunológico. Durante o exercício, nosso organismo aumenta as respostas anti-inflamatórias, diminuindo a ocorrência de infecções”, destaca o educador de atividades físico-esportivas do Sesc Belenzinho Wilker Ramos Veiga, especialista em fisiologia do exercício pela Escola Paulista de Medicina.

Além disso, a atividade física fortalece ossos e músculos, reduz a ansiedade e o estresse, melhorando nossa disposição. “Por isso a importância de incluir a atividade física nesse momento”, pondera Wilker. “Afinal, se estamos em casa o dia inteiro, por muitas semanas, a tendência é ficar mais tempo sentados assistindo televisão ou se entretendo com o celular. Tudo isso diminui nossa qualidade de vida.”

Devagar e sempre

Como a prática deve ser realizada em casa, este não é o local ou momento de desafiar os limites do corpo, mas fazer a manutenção do seu condicionamento físico. Até mesmo porque, acrescenta o educador de atividades físico-esportivas do Sesc São Carlos Leonardo Bassi, é preciso impedir possíveis lesões. “Antes da prática, aqueça o corpo de forma leve para que ele se prepare para o exercício, escolha um lugar adequado para que você possa se movimentar com segurança, e evite exercícios complexos que você não se sinta seguro para realizar”, recomenda.

Ginástica multifuncional, Lucas Akira, Sesc Campinas

 

Quanto à periodicidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física – algo equivalente a 20 minutos por dia. No entanto, já que a cobrança por produtividade neste período de reclusão é, muitas vezes, pesada pelo trabalho, pela família e internamente, pratique a flexibilidade. “O importante é você se sentir bem com a atividade e tirar algum momento do seu dia para se movimentar e se sentir bem com isso”, orienta Victoria Guglielmo de Souza, educadora de atividades físico-esportivas do Sesc Vila Mariana.

 

Basquete, Erich Engelhart Lentini, Sesc Ipiranga

 

Xô, desânimo

Aprenda a não deixar a peteca cair nessa quarentena

Confira algumas dicas da educadora de atividades físico-esportivas do Sesc Bertioga Gabriela Rodrigues Alves para manter o corpo em movimento no ambiente doméstico.

1 Coloque a roupa de treino, a meia e o tênis. Seu cérebro já vai entender que você está se preparando para o movimento;

2 Escute uma música que te motive. Não subestime o poder da música: ela vai te animar e te ajudar a começar;

3 Pare por uns minutos, faça algumas respirações e dedique-se a cuidar da sua saúde;

4 Busque atividades que você curta e tenha afinidade. Procure fazer aquilo que você já sabe e gosta;

5 Conscientize-se: leia matérias sobre a importância da atividade física nesse momento, assista a vídeos sobre o assunto e saiba qual a importância e as consequências no seu corpo físico e emocional;

6 Siga perfis de profissionais da saúde, relacionados à atividade física, nas redes sociais. Ver o outro fazendo nos dá vontade e motivação para querer fazer também.

 

Ativo e em casa

Diferentes ações no ambiente digital divulgam atividades físicas e esportivas para todas as idades e gostos

Neste mês, o Sesc São Paulo realiza a 26ª edição do Dia do Desafio, campanha mundial que busca estimular e reunir o maior número de pessoas praticando atividades físico-esportivas visando à saúde e qualidade de vida. Ao longo dos últimos 25 anos, essa iniciativa coordenada mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa), e no continente americano, pelo Sesc São Paulo, com apoio institucional da International Sport and Culture Association (Isca) e da Unesco, consolidou-se como um dos mais importantes movimentos comunitários de combate ao sedentarismo.

Devido ao cenário global da pandemia, o Dia do Desafio acontecerá no dia 27 de maio no ambiente digital, conectando cidades, instituições e pessoas. O site e as redes sociais oficiais do Dia do Desafio serão plataformas para difusão de boas práticas por meio da hashtag #DiadoDesafio.

 

Yoga, Roberta Melo Alves, Sesc Santos

 

Esse incentivo às atividades físicas também se estende, neste período de Covid-19, a dicas e práticas compartilhadas nas redes sociais das unidades do Sesc de todo o estado. E, para reforçar essa ação, é possível acompanhar pelo perfil @esportesescsp, no Instagram, uma série de aulas preparada por educadores e educadoras do Sesc. Desde ginástica e práticas como Yoga e Tai Chi Chuan, até adaptações de treinos esportivos e de lutas. Cada vídeo tem uma orientação sobre o nível de intensidade da atividade e para quem ela é proposta. E se quiser incentivar mais pessoas a se juntar às aulas, compartilhe nas redes sociais a hashtag #EmCasaComSesc e marque o perfil @esportesescsp.

 

revistae | instagram