Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

29 Receitas afetivas do Sesc São Caetano

As medidas de isolamento social adotadas para contenção da pandemia da COVID-19 impuseram mudanças significativas na rotina dos brasileiros, principalmente no âmbito domiciliar: home-office, educação das crianças, lazer, esporte...tudo sob o mesmo teto! Inclui-se neste rol a necessidade de preparar suas próprias refeições, fato que exigiu o emprego prático de habilidades culinárias – ou para quem não as detêm, obtê-las rapidamente.

Dentro deste contexto, o Sesc apresenta o livreto digital do projeto Receitas da Casa, desenvolvido entre os anos de 2017 e 2019 no Sesc São Caetano. Esta ação consistiu na realização de oficinas de culinária performadas pela equipe da Comedoria a partir de receitas compartilhadas pelos frequentadores e funcionários da unidade.

Para integrar o projeto, a receita deveria ser brasileira, saudável e o mais importante: ter uma ligação afetuosa com seus proponentes, capaz de despertar uma gostosa lembrança da vida através de seu aroma e sabor...uma culinária afetiva!

As 29 receitas presentes nesta edição estão divididas em 5 seções: sobremesas, pães, salgados, bolos e bebidas. Todas são de simples execução e podem ser realizadas sem a necessidade de equipamentos específicos. Mas não se engane: na culinária contemporânea, a frase “menos é mais” é muito mais que um jargão: é um princípio. No conto “A avó, a cidade e o semáforo”, o escritor Mia Couto afirma que “cozinhar é um modo de amar os outros” e quando feito em conjunto, beneficia a comunhão familiar e promove um espaço único para troca de ideias e opiniões, propiciando o exercício da escuta, do compartilhamento e do trabalho em grupo – valores essenciais, agora ainda mais prementes, para a construção de uma sociedade mais justa e humana.

Bom apetite!

Para acessar o Ebook de dispositivos móveis clique aqui.

Para facilitar a navegação, você pode acessar as receitas pelo sumário, indo diretamente para a que você quer testar! Para voltar, basta clicar nos tópicos. Olha só:
 

Se fizer uma dessas receitas, fotografe e publique nas suas redes sociais usando as hashtags #ReceitasdaCasa,  #EmCasaComSesc. E não se esqueça de marcar o @SescSaoCaetano e o @SescSP!