Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

É hora de comemorar o meu primeiro ano de vida!

Parece que foi ontem, mas na verdade, já se passaram 365 dias desde que eu abri minhas portas pela primeira vez. Ah! Como esquecer? Minhas portas envidraçadas têm um poder especial: antes de entrar, você consegue se ver, e ver as pessoas ao seu lado. Significa que essa unidade é um espelho... aqui dentro, você pode se enxergar e se encontrar.

Em 11 de maio de 2019, eu apareci como um novo ponto de encontro na segunda cidade mais populosa do Estado de São Paulo. Desde esse dia, nós vivemos tantas coisas emocionantes juntos, né? Foram tantas histórias!

 

Foto: Pedro Mascaro/Dal Pian

 

Na minha praça de convivência já vi vocês dançando, sambando, girando, de mãos dadas com os filhos. Já vi vocês convidando alguém para se juntar à festa - de carnaval ou de rock'n'roll. Sem falar naquele momento divertido, colorido e risonho em que a criançada tirava o sapato, sentava-se nos tapetes e assistia, atenta e contente, ao circo, teatro e contações de história!

Para quem quisesse entrar no universo das artes visuais, meu espaço de exposições espera por olhos e ouvidos curiosos. É tão bacana se emocionar com fotografias, colagens e pinturas, não acha? Como a curiosidade é uma chama que pula dentro do coração humano, o Espaço de Tecnologias e Artes estava lá, esperando por uma pergunta, um toque, uma tentativa, uma experiência. Se você nunca se perguntou o que é uma impressora 3D... mal vejo a hora de você experimentá-la!

As pequenas e os pequenos também têm seu cantinho especial reservado para brincadeiras, jogos e travessuras junto com a família. No Espaço de Brincar, meu passatempo favorito era vê-los correndo para lá e para cá, caindo nos braços do papai, da mamãe, dos tios, dos avós... para depois voltar aos brinquedos, sorrindo à toa! Do outro lado, a garotada mais velha se reunia para rimar, dançar, desenhar ou só jogar conversa fora. Como é especial ser a localização onde nos marcam no Instagram :-D

Ilustração: Eduardo Freitas/Sesc Guarulhos

 

Agora, falando sério... sei que você também está morrendo de saudade, assim como eu, de entrar na água, mergulhar até o fundo, chegar na outra raia... ficar brincando, experimentando caiaques, bóias, ou só tomando um sol. Lembra quando um de meus educadores botava todo mundo para dançar dentro da piscina? Eu adorava ver a animação da família reunida numa tarde quente de verão!

Nas minhas quadras, vi grandes ídolos do esporte praticando, ensinando e trocando uma ideia com a galera. Encantados com Guarulhos, com a recepção e o carinho que só vocês sabem dar, desde muito antes de eu chegar aqui. Recebi Bob Burnquist, Fernando Meligeni, Cristal Rocha, Magic Paula... ufa! Muita gente de renome, dividindo um pouquinho de seu conhecimento com um público sempre atencioso. Além dos eventos esportivos, meu ginásio recebeu alguns shows gigantes e inesquecíveis! Consegue lembrar seu favorito?

Foto: Centro de Produção Audiovisual

 

Por falar em atenção, meus mais de cinco mil títulos de livros ficam disponíveis nas prateleiras da biblioteca. Não tem como não ficar orgulhoso ao ver tanta gente lendo, estudando, pesquisando, perguntando... foram mais de 18 mil livros emprestados!

A curiosidade e a sede de conhecimento são coisas que me empolgam. Como é bacana ver as famílias fazendo descobertas no Centro de Educação Ambiental, conhecendo a nossa fauna nativa, entendendo a geografia da nossa cidade... Recebi de braços abertos os estudantes das mais diversas escolas, que se prepararam com lupas, cadernetas e muita vontade de aprender. Me diverti muito vendo eles conhecendo nossas berinjelas, taiobas, ipês, formiguinhas!

Foto: Thamires Motta/Sesc Guarulhos

 

E quando batia aquela fome, era só seguir o perfume da comidinha feita na comedoria. Fiquei muito feliz ao ver que ali era um espaço onde todos saboreavam uma refeição nutritiva feita com muito carinho! Sabia que servimos mais 147 mil refeições, desde a minha inauguração?

Logo ali ao lado, no teatro, vi lágrimas de emoção caindo, e vi também risadas de tirar o fôlego. Vocês cantaram junto com os musicais, se surpreenderam com acrobacias circenses, gargalharam com os espetáculos infantis. Para muitas pessoas, foi o primeiro contato com seu artista favorito, com seu ídolo de infância, com uma história apaixonante. Ah, que sensação doce essa de ver jovens, idosos, crianças e adultos cheios de expectativa, esperando minhas cortinas se abrirem!

Se você quisesse deixar seu dia mais animado ou mais emocionante, era só subir as rampas e conhecer o meu terceiro andar. De um lado, a sala de ginástica; do outro, as salas do Centro de Música. Em ambos, é possível aprender, conhecer, descobrir, praticar, treinar, se especializar. Nos dois espaços você acaba suando... mas vale a pena! Quantas pessoas procuraram mudar de vida e encontraram a possibilidade de se exercitar, fazer amigos e melhorar sua saúde! E quanta gente aprendeu novos instrumentos ou se aprimorou no que ama, já que tudo fica mais animado com música?

Foto: Alexandre Leopoldino/Sesc Guarulhos

 

Eu cheguei para somar à história de Guarulhos, para receber qualquer pessoa que queira descobrir o que existe aqui dentro. E, apesar de as minhas portas estarem temporariamente fechadas, para conter a disseminação do novo Coronavírus, meu espírito e meus princípios seguem pulsantes em nossas redes sociais. É o espacinho que eu encontrei para continuar pertinho de vocês, já que são vocês que me fazem existir.

Essa pandemia nos mostrou que podemos construir um novo jeito de ser e de viver. Um mundo em que as pessoas se respeitem mais, se cuidem mais, são mais solidárias. A distância física pode ser complicada, mas nós procuramos alternativas para ficar mais pertinho de quem nos faz bem, seja pelas redes sociais, lives ou comentários.

Foto: Thamires Motta/Sesc Guarulhos

 

O Sesc é construído por pessoas, para pessoas. É nosso alimento, nosso jeito, nosso sentido de existir. Neste aniversário atípico, a comemoração vai ser um pouquinho diferente, cada um na sua casa! Mas em nossas redes sociais você vai conseguir se sentir pertinho de mim. Prometo que em breve nos encontraremos com um abraço caloroso e muita coisa bacana para aproveitar. Obrigada por ter feito meu primeiro ano de vida ser tão especial!

Um grande beijo,
Sesc Guarulhos.

Foto: Pedro Mascaro/Dal Pian