Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Uma viagem à África

Mais que um diário de bordo, 'África é logo aqui' é um relato de uma viagem de (re)conhecimento de si mesmo. Em seu livro, o escritor periférico Cleyton Mendes apresenta uma aula de resiliência, de um jovem preto e periférico que ousou sonhar alto, mesmo quando o direito de sonhar lhe foi negado. Segundo o escritor, a publicação é 'uma aula de história da perspectiva de quem experimenta as consequências dela até hoje. Uma aula de geografia dada por quem nasceu e cresceu há milhas de sua casa - África, mas que por pura ousadia, regressou.'

Cleyton nos convida a embarcar junto a ele numa leitura leve e descontraída. África é logo aqui é o resultado de um sonho realizado, um livro com prosa, mas que também tem poesia.

O poeta lança seu livro na Biblioteca do Sesc Ribeirão Preto na próxima sexta, 29 de novembro, às 20h. Com mediação de Felipe Marinho, o autor realiza um bate-papo, seguido de autógrafos.

No domingo, 1 de novembro, Cleyton volta ao Sesc Ribeirão Preto para o Sarau Poético - Afrônt Poesia. Acompanhado novamente por Felipe Marinho, incorpora Griots pós modernos, periféricos e românticos, que mergulham na literatura, teatro, corporeidade negra. Como resultado, trazem performances viscerais, potentes, e ao mesmo tempo sutis, sensíveis e delicadas. A apresentação segue com microfone aberto, para o público pode interagir com a dupla e recitar suas próprias poesias, musicas e crônicas.

A atividade é parte da programação "Do 13 ao 20 - (Re)Existência do Povo Negro" projeto que engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento de diferentes culturas, bem como o fomento à convivência e o respeito pelas diferenças, com o intuito de refletir sobre a construção de variadas identidades.

África é logo aqui - Bate-papo com Cleyton Mendes e mediação de Felipe Marinho
Sexta, 29/11, às 20h. Biblioteca. Grátis. Livre

Sarau Poético - Afrônt Poesia - Com Cleyton Mendes e Felipe Marinho
Domingo, 1/12, às 16h. Grátis. Acesso livre. Livre.

 

ERRATA
A imagem que ilustrava esta matéria anteriormente foi publicada sem os devidos créditos. Os direitos de imagem pertencem à fotógrafa Isabelle Santos Batista.