Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

‘Ideias’ debate ao vivo as facetas do envelhecimento


O que significa envelhecer em pleno século XXI? E sobretudo hoje, em meio à pandemia? 

Os diversos aspectos do processo de envelhecimento serão temas de bate-papos ao vivo, nos dias 18 e 25/5, às 16h. Os encontros fazem parte da série ‘Ideias’ – uma iniciativa do Sesc SP para estimular a reflexão e o debate sobre temas do mundo contemporâneo – com transmissão ao vivo, diariamente às 16h, no Youtube do Sesc SP.

Nesta segunda-feira, 18/5, o psicanalista Jorge Forbes e os diretores da série Envelhecer, Cláudia Erthal e Paulo Markun, conversam a respeito dos aspectos psicológicos e culturais do envelhecer, e sobre como a pandemia causada pela Covid-19 afeta a vida dos idosos. 

Em 25/5, às 16h, a influenciadora digital Elca Rubinstein e os diretores da série Envelhecer, Cláudia Erthal e Paulo Markun, comentam as experiências do envelhecer a partir do ponto de vista dos próprios idosos e fazem considerações sobre os efeitos do isolamento social decorrente da pandemia. Nas duas datas, a mediação será da jornalista Beltrina Corte.

As conversas partem da série Envelhecer, dirigida por Claudia Erthal e Paulo Markun. Composta por 13 episódios, aborda as diferentes facetas do envelhecimento hoje, como o valor da experiência; autonomia; preconceito; moradas; ausências; trabalho; sexualidade e finitudes. Assista gratuitamente e sem sair de casa, em sesctv.org.br.

Sobre os participantes:

Beltrina Côrte – Jornalista e docente da Puc – SP e CEO do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

Cláudia Erthal – Jornalista com experiência em direção, roteiro, edição de documentários, reportagens, vídeos e filmes. Trabalha com criação e desenvolvimento de produtos audiovisuais para produtoras, agências, emissoras de TV e Internet. 

Paulo Markun – Jornalista há 49 anos, escritor e documentarista. Dirigiu mais de uma centena de documentários e séries de ficção, escreveu 15 livros, lançou e dirigiu diversos veículos de comunicação.

Elca Rubinstein – 74 anos, é PhD em economia, ex-professora da Unb e da USP, e ex-funcionária do Banco Mundial. Ao se aposentar, especializou-se em gerontologia e envelhecimento, dirigiu o documentário Branco e Prata, iniciou o Death Café São Paulo e, no ano passado, completou a formação rabínica.  

Jorge Forbes – Psicanalista e Médico Psiquiatra; Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP – Faculdade de Medicina (Neurologia); Mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII. A.M.E; Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Europeia de Psicanálise; Membro da Associação Mundial de Psicanálise – AMP; Presidente do Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA. Diretor da Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano – USP. Autor de vários artigos e livros. Prêmio Jabuti. Criador do Programa TERRADOIS para a TV Cultura, premiado pela APCA como o melhor programa da televisão brasileira em 2017.