Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

SescTV traz documentários que retratam impactos do turismo de massa

Compondo as ações da Semana Virtual de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável, o SescTV acaba de disponibilizar dois documentários que analisam de maneira crítica a presença de turistas estrangeiros e os efeitos do turismo em massa em diferentes territórios. 

Tem gringo no morro [Brasil, 2013], dirigido por Bruno Graziano e Marjorie Niele, traça um retrato do turismo estrangeiro na Rocinha, considerada a maior favela da América Latina e que à época recebia mais de 3000 "gringos" todos os meses. Eles vem busca de um Brasil "verdadeiro", interessados pelos mais diversos aspectos; da pobreza à violência, da geografia à arquitetura, da paisagem ao calor humano, da curiosidade ao assistencialismo.

 

Com imagens que vão desde paradisíacas a degradantes, Gringo trails [EUA, 2013], dirigido pela antropóloga estadunidense Pegi Vail, mostra impactos do turismo em áreas como a ilha Koh Phangan, na Tailândia, ou a floresta e o deserto de Sal na Bolívia. O documentário ficou mais de 10 anos em produção e parte da experiência pessoal de escritores, editores, fotógrafos e profissionais da indústria do turismo.

 

Longe de apresentar soluções, os filmes nos incitam à reflexão: quando as viagens retornarem, como poderemos nos tornar viajantes mais éticos e responsáveis?

Assista gratuitamente no site do SescTV e acompanhe as ações da Semana Virtual de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável em www.sescsp.org.br/semanavirtualdoturismo