Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Viagem através das ruas de Piracicaba

Agência AVA na rua Prudente de Moraes
Agência AVA na rua Prudente de Moraes

Antigamente, era hábito próprio a população atribuir nomes às vias públicas, associando o caminho à sua serventia. O nome da rua era, portanto, simples, de fácil assimilação e auto explicativo: rua do comércio, rua da matriz, rua do porto, rua da cadeia, rua da caixa d'água, rua do cemitério. Não havia, naquele momento, de vida urbana modesta, a necessidade de normativas para isso.
Ao passo que as cidades cresciam, cada uma ao seu ritmo, a necessidade de se organizar e identificar espaços urbanos impôs ao governo municipal a criação de um protocolo que alterou a dinâmica do ato de nomear ruas - de um hábito popular passou a ser uma tarefa formal através de leis e decretos.
Esse movimento, em Piracicaba foi registrado antes de 1900 e intensificado nas décadas seguintes, como verificado no volume de produção legislativa municipal sobre o tema.
É nesse contexto que os logradouros públicos passam a receber novos nomes, para homenagear, numa primeira fase, a personalidades de nossa história, tanto local como nacional e, numa segunda fase, são escolhidas datas e fatos considerados relevantes. Nesse movimento, algumas ruas ganharam novos nomes e outras resistiram ao tempo.

Rua Boa Morte

Nome intrigante. Fúnebre. Ao considerar a antiga tradição de atribuição de nomes, surge a interrogação. Esta me desejando uma boa morte? Muitos podem pensar. Até poderia, mas não é o caso.
Era o caminho que levava até a antiga capela da Nossa Senhora da Boa Morte, hoje Igreja da Boa Morte. O trabalho de construção da igreja (1853) deve-se a dedicação, inteligência e fé de Miguel Arcanjo Benício Dutra.
Outro dado a ser resgatado é o fato de muitas igrejas do período imperial possuírem cemitérios em torno de suas edificações e até mesmo dentro do templo e, por isso, muitos relatos também associarem à boa morte de fato. Embora, este aspecto tratar-se de um dito popular, é importante ressaltar a relação que ora foi feita.
Vale pontuar a relevância da Rua da Boa Morte na paisagem e na história da cidade. Pois, é um excelente exemplo de caminho cheio de história, por ter resistido ao tempo de mudança de nomes, pelas edificações existentes ao longo de seu trajeto e por ser percurso de momentos históricos significativos, como os cortejos dos voluntários da Revolução de 32, que saiam da Praça José Bonifácio e seguiam até a Estação da Paulista, de onde muitos partiram poucos voltaram.

Rua Luiz de Queiroz 

(Antiga) Rua da Ponte Nova

Raramente a denominação de via pública provinha de nomes de pessoas como forma de atribuir sentido de homenagem.
Seguindo o movimento de renomear vias públicas, a Rua Luiz de Queiroz recebeu este nome oficialmente pelo decreto municipal 767/79, antes da homenagem tinha o nome de Rua da Ponte Nova. Este nome provinha da tradição do uso popular cotidiano. Além de determinar o lugar, também indicava a situação momentânea com o uso do termo "Nova" aplicável a toda rua recentemente aberta. 
Mas quem foi Luiz de Queiroz para ter uma homenagem conferida em forma de via pública?
Luíz Vicente de Sousa Queiroz (12/06/1849 - 11/06/1898) - herdeiro de uma rica família de São Paulo que possuía fazendas entre Piracicaba e Limeira. Estudou agronomia na Europa (França e Suíça) e quando voltou ao Brasil se deparou com o atraso das práticas agrícolas que conhecia e, por isso, se dedicou à difusão de conhecimentos agrícolas à população, esboçando, assim, a idéia de uma escola que se concretizou na instalação da ESALQ - Escola Superior de Agronomia Luíz de Queiróz, na antiga Fazenda São João da Montanha.
Antes de construir sua residência hospedava-se na mansão de seus tios, os Marqueses de Valença (Chácara Nazareth). De onde olhava a imponência do rio e seu majestoso salto, e dali planejou a construção de sua residência e a instalação da Fábrica de Tecidos Santa Francisca (nome de sua mãe), ao lado do Rio Piracicaba, em frente de onde hoje está instalada a ponte pênsil. Aproveitou parte das águas do salto como potencial hidráulico para mover suas máquinas e para a geração de energia elétrica para a fábrica, para o seu palacete (preservado como patrimônio histórico) e para toda a cidade. Para isso, importou dos Estados Unidos toda a maquinaria necessária e um engenheiro eletricista.
Foi pioneiro na educação agrícola, na geração de energia elétrica, na produção indústrial e na promoção do emprego assalariado. Em plena escravidão, nas propriedades de Luiz de Queiroz, nunca houve mão de obra escrava.
Incentivou o transporte fluvial, arborizou ruas e praças com plantas ornamentais e foi um dos primeiros a importar de Paris um luxuoso carro. Todo esse entusiasmo despertou atenção pública e da imprensa que passou a noticiar seus feitos.
Em sua homenagem, a ESALQ construiu, em 1964, um mausoléu defronte o prédio principal, onde estão os restos mortais de Luiz e sua esposa Ermelinda Queiroz. Tendo a seguinte inscrição: A Luiz Vicente de Souza Queiroz… O teu monumento é a tua escola.

Rua Prudente de Moraes

Caminhe pelo centro de Piracicaba e note os nomes das ruas nas placas. Existe uma semelhança entre alguns nomes. Na parte mais antiga cidade, as ruas receberam nomes em homenagem a fatos e personagens do início da República. Existem motivos para isso. 
Na década de 1880, chegava ao fim o Período Imperial. O sistema não fazia mais sentido. O país ansiava por um novo tipo de liderança, capaz de fazer escolhas coerentes com a evolução mundial. A República representava o novo. Evidenciando a importância que foi esse momento, muitas das cidades do país tiveram a iniciativa de renomear logradouros públicos com os nomes XV de Novembro, Prudente de Moraes, Praça da República.
Anteriormente a Rua Prudente de Moraes já teve os seguintes nomes: Rua do Conselho (forma como a Câmara de Vereadores era chamada), Rua dos Passos, Rua dos Pescadores (já que vai até a Rua do Porto) e Rua da Ponte Velha.
Mas quem foi Prudente de Moraes e qual a sua importância na história? Prudente foi nada menos que o primeiro "Cidadão Piracicabano" a eleger-se Presidente do Brasil.
Nascido em 1841, na cidade de Itú, graduou-se em direito e fixou residência na Cidade da Constituição, atual Piracicaba, onde iniciou a vida política como vereador. Ocupou cargos nas esferas estadual e federal, até ser eleito o primeiro presidente civil do Brasil.
Existem casos de pessoas cujo nome as define, é o caso de Prudente José de Moraes Barros. Prudente construiu sua imagem baseada em princípios morais e éticos. Em atos públicos demonstrava firmeza e articulação nas palavras. Fez parte das bases políticas que consolidaram a República no Brasil.
A comparação entre o nome e a sua postura procede pela forma estratégica e meticulosa com que Prudente galgou posições no governo através de ideias de vanguarda, em defesa da republica, o que lhe conferiu liderança e apoio de diversos setores.
Prudente de Moraes era a imagem da Democracia que fazia sentido e, carinhosamente, foi apelidado pelo povo de: Caipira, Biriba, Pacificador, Prudente Demais. 
Apesar de ter nascido em Itu, por Piracicaba ser sua escolha para viver, pelo carinho e reconhecimento por sua trajetória, Prudente foi homenageado também como patrono da Câmara Municipal, é nome de Escola e encontra-se enterrado num grande mausoléu no Cemitério da Saudade.

Texto do historiador Fábio Bragança e fotos de Davi Negri.