Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Pequenos produtores de alimentos agroecológicos e artesanato do Vale do Ribeira realizam entregas durante isolamento social

Alimentos orgânicos direto do produtor para a casa do consumidor. Foto: Stephany Tiveron
Alimentos orgânicos direto do produtor para a casa do consumidor. Foto: Stephany Tiveron

por Ariane Carvalho da Cruz*

Ficar em casa e evitar a transmissão do novo Coronavírus. Com as medidas de isolamento e distanciamento social adotadas em prol da saúde, boa parte dos negócios precisou se reinventar. Foi o caso dos pequenos produtores agroecológicos e artesãs do Vale do Ribeira, que dependem do espaço de feiras livres para suas vendas. Pensando nisso, o Mosaico de Saberes que acontece regularmente no Sesc Registro passou a funcionar de maneira online durante o período de isolamento social. O projeto existe desde 2017 e reúne iniciativas da região para a troca de saberes, fomentando a economia e as boas práticas socioambientais e culturais.

Com temas centrais, fundamentados na Sustentabilidade, Cidadania e Valorização Social, o Mosaico de Saberes busca incentivar a reflexão sobre as diferentes formas de existir e interagir com o meio e os bens naturais. E isso ocorre na produção de alimentos, no beneficiamento destes e nas produções artísticas e culturais por meio do artesanato.

No atual cenário de isolamento social e pensando nos produtores de Registro e de outras cidades do Vale do Ribeira que estiveram em outras edições do projeto, e também nos desafios de escoamento de seus produtos, o Sesc está realizando o Mosaico de Saberes na modalidade à distância, A ideia é auxiliar os produtores na comunicação, ampliando a divulgação, fomentando a construção de redes entre as iniciativas e os moradores da região. E tem funcionado! Olívia Nóbrega, do sítio de Itapirapé (Sete Barras/SP), é uma das produtoras rurais que integra a ação. Ela conta que, provavelmente pelo fato das pessoas estarem em casa e terem menos opções, as vendas aumentaram. Confira no vídeo o depoimento que ela deu sobre produção orgânica, consumo consciente e os desafios que enfrenta no dia-a-dia:

 

 

Assim como a Olívia, as outras iniciativas do Mosaico de Saberes atuam com sistemas agroflorestais e agricultura familiar, respeitando a dinâmica e sazonalidade da natureza e buscando o melhor aproveitamento no sistema de produção. Ao consumir de quem produz, você está incentivando os pequenos negócios, mantendo uma alimentação saudável e praticando o consumo consciente.


Ideias e Ações para um Novo Tempo

Desde 2016, o projeto Ideias e Ações para o Novo Tempo mapeia, nos territórios onde as Unidades do Sesc SP estão inseridas, iniciativas socioambientais focadas na valorização da comunidade e no desenvolvimento local, sob a perspectiva da educação para sustentabilidade. Estas iniciativas são convidadas a serem parceiras do Sesc SP na realização de ações educativas e participação em espaços de encontro para a troca de conhecimentos e saberes, sendo protagonistas em seminários, cursos, vivências, rodas de conversa, oficinas, mostras e visitas mediadas.

Confira o webdocumentário e conheça mais sobre estas iniciativas que propõem modos de viver mais sustentáveis: assista aqui

 

* Ariane Carvalho da Cruz: Graduada em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo e Técnica em Meio Ambiente pela ETEC Getúlio Vargas. Atua como agente de Educação Ambiental no Sesc São Paulo, na unidade de Registro.