Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

#EmCasaComSesc: veja dicas para praticar atividades físicas em casa com segurança

Cuidados ajudam a tornar a prática de exercícios em casa mais segura e confortável | Foto: Freepik
Cuidados ajudam a tornar a prática de exercícios em casa mais segura e confortável | Foto: Freepik

Com a pandemia de covid-19 e a necessidade de isolamento social, treinar em casa é a melhor opção. Mas como fazer isso de forma segura sem a presença de um profissional?

Na hora de praticar atividades físicas em casa, é importante estar atento(a) a alguns fatores para evitar acidentes e lesões. A educadora de atividades físicas do Sesc Taubaté Aline Castro preparou dicas para que essa prática seja segura e confortável.

Veja, abaixo, recomendações para realizar exercícios em casa com segurança:

 

Respeito aos limites do corpo

Se você já praticava atividade física, aumente a intensidade dos treinos gradativamente.

Já se estava sedentário(a) e quer aproveitar o momento para iniciar uma atividade, comece com aquelas de menor intensidade, como alongamentos ou exercícios que usem o peso do próprio corpo.

 

Segurança do ambiente

Escolha um espaço amplo o suficiente para a sua atividade. Observe se não há se não há risco de bater em algum móvel e esteja atento(a) também aos degraus, quinas e, em especial, ao piso, que não deve ser escorregadio para evitar acidentes.


Roupa adequada

Use peças confortáveis e leves que permitam realizar os movimentos com boa amplitude. Pijamas são confortáveis, porém não são adequados, pois podem limitar os movimentos e dificultar a transpiração.

Além disso, ao colocar uma roupa específica para a atividade física, você se prepara e avisa o seu cérebro que irá se exercitar, isso pode tornar a prática mais fácil e fluida.

 

Hidratação

Enquanto estiver se exercitando, mantenha por perto uma garrafinha de água e hidrate-se sempre.

Essa dica, aliás, vale para todos os momentos: muitas vezes não lembramos de beber água por estarmos focados em outras tarefas, mas tendo a garrafinha sempre à mão nos hidrataremos com maior frequência.

 

Manter uma garrafa com água por perto na hora do exercício ajuda a manter a hidratação com maior frequência. Foto: Freepik

Manter uma garrafa com água por perto na hora do exercício ajuda a manter a hidratação com maior frequência. | Foto: Freepik

 

Rotina

Mantenha uma rotina diária, estabelecendo metas, atividades e horários. Separe um horário do dia para realizar a atividade física, de preferência, aquele em que você sente mais disposição.

 

Atividades com crianças

Organize, planeje e consulte orientações profissionais antes de iniciar atividades físicas com crianças. A idade e o perfil de cada uma pode pedir ajustes. Esteja aberto(a) e a inclua na construção da prática.

 

Frequência sem cobrança

Praticar atividade física tem inúmeros benefícios, incluindo ajudar no controle da ansiedade. Porém, torná-la uma obrigação fará com que deixe de ser um momento prazeroso e aumentará o risco de abandono e o aumento de incômodos.

Faça a atividade física pelo bem-estar que esta proporciona e não apenas como uma obrigação.


Foco

Enquanto estiver praticando a atividade física mantenha toda sua atenção em você, no seu corpo, na sua respiração e na sua postura. Esteja inteiro(a) na atividade. Isso ajuda a evitar acidentes e lesões, além de aumentar a eficiência do exercício.

 

Alimentação

Mantenha uma rotina alimentar no decorrer do dia, respeitando seus sinais de fome e saciedade. Não é recomendado fazer atividades físicas em jejum.


Além destes cuidados, é importante realizar atividades com orientação profissional adequada. No Instagram.com/esportesescsp você encontra aulas de diversas atividades físicas e esportivas preparadas por educadores e educadoras do Sesc e uma programação semanal de aulas ao vivo. Mantenha-se ativo(a) e, se possível, fique em casa!