Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Uma visita narrada à Sorocaba Operária

Cidade de Sorocaba | Foto: Arquivo Municipal
Cidade de Sorocaba | Foto: Arquivo Municipal

Sorocaba  possui muita história e parte dela está ocultada ou foi esquecida ao longo do tempo. Recuperar essas memórias é fundamental para podermos entender o passado como base para sonhar e reescrever o futuro.

E se fosse possível uma viagem no tempo para conhecer a Sorocaba Operária? Neste momento tão delicado de distanciamento social e reflexões acerca do futuro, Flavia Aguilera (artista plástica), José Rubens Incáo (pesquisador) e Sergio Nunes (guia de turismo) convidam para uma viagem sem sair de casa, onde eles irão te conduzir por uma visita narrada a diversos períodos da história da cidade.

Nesta série de vídeos eles vão apresentar marcos da cidade que sediaram muitas das mudanças sociais. Como por exemplo as Fábrica Santa Rosália e Santo Antônio que hoje sediam o shopping e o terminal de ônibus, mas foram testemunhas de muitas cenas do cotidiano dos tempos antigos de Sorocaba. Ao transitar por esses lugares hoje é fácil distrair-se e não se perguntar como chegamos onde estamos agora.

Esta visita à história de uma Sorocaba Operária lança mão das ferramentas digitais para viabilizar um descortinamento das camadas que construíram a cidade, sobretudo honrando a memória e a voz das operárias e operários que ergueram boa parte da economia e do arranjo social desta localidade.

Acompanhe os próximos capítulos deste passeio virtual por aqui e também nas redes sociais do Sesc Sorocaba.

>>> Saiba mais sobre as ações do Sesc na Semana Virtual de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável em sescsp.org.br/semanavirtualdoturismo