Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Resiliência também é cuidar do corpo e da mente

Pode não parecer, mas ter bom humor, organização e percepção de si mesmo são algumas características da resiliência, temática do primeiro bate-papo do LabSesc, projeto do Sesc Pompeia que propõe atividades práticas e teóricas relacionadas à saúde e ao bem-estar. 

Transmitida na quinta-feira, 25 de junho, a atividade online contou com a participação de educadores de atividades físico-esportivas do Sesc Pompeia e de uma psicóloga convidada. O encontro inaugurou uma série de seis bate-papos que serão realizados nos próximos meses, quinzenalmente, no canal do Sesc Pompeia no Youtube

Participaram deste encontro que abordou a resiliência os educadores de atividades físico-esportivas do Sesc Pompeia Luiz Praxedes e Luiz Ronaldo, além de psicóloga e facilitadora do Oré Coletivo Solidário Tissyana Guimarães, convidada especial deste primeiro encontro. A mediação da conversa ficou com Bruno Ciccotelli, monitor de esportes do Sesc Pompeia e especialista em treinamento desportivo. Clique aqui para assistir a esse bate-papo! 

O bate-papo

Entre uma atividade prática e outra, como exercícios de respiração e de fortalecimento das articulações, a conversa se mostrou quase como uma aula, na qual o compartilhamento técnico dos saberes se apoiou nas experiências vivenciadas pelos convidados, com dicas valiosas para os participantes e para o público.  

"Estamos vivendo um momento de incertezas. Todo mundo teve que se readequar ou reinventar, mudar a rotina. Às vezes são pequenas coisas do cotidiano que ajudam a sermos mais resilientes. Quais são os recursos que a gente aciona para se sustentar num momento difícil?", questionou Tissyana Guimarães.  

O termo resiliência veio da física para designar a capacidade que alguns materiais têm de absorver o impacto e retornar à forma original, como por exemplo a mola. Em se tratando de comportamento humano, resiliência está ligada à capacidade, bem como à habilidade que cada pessoa tem de lidar e superar as adversidades; de transformar experiências negativas em aprendizados e oportunidades de mudança, de dar a volta por cima e seguir em frente. 

Ou seja, resiliência também está no universo esportivo e, principalmente, ao que diz respeito à saúde mental. Estar bem consigo mesmo e com os outros, adaptar-se às exigências da vida, saber lidar com as emoções, reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário são alguns pontos para se ter uma boa saúde e alcançar o equilíbrio físico e mental.  

"A mudança nos hábitos, como o uma boa alimentação e a prática de exercícios, pode deixar a rotina menos estressante, mais resiliente e equilibrada. Quando conseguimos entender a unidade, o que nos permite relacionar resiliência corporal com resiliência emocional, conseguimos enxergar o propósito, fazendo com que ele se torne uma grande oportunidade de aprendizado", comentou Luiz Praxedes, educador do Sesc e especialista em fisiologia do exercício.   

Se você não assistiu ao primeiro bate-papo ao vivo, assista aqui:

Os próximos encontros 

A série de bate-papos continua nos meses de julho, agosto e setembro, com mais cinco encontros em que serão discutidos temas como felicidade, estabilidade, espiritualidade, ressignificação e conexões humanas. As conversas acontecem sempre às quintas-feiras, às 17h, no canal do Sesc Pompeia no Youtube. A participação é gratuita e sem necessidade de inscrição. Clique aqui para se inscrever no canal e receber as notificações dos próximos encontros. Fique #EmCasaComSesc. 

Bate-papo sobre o tema Instavelmente Estável - 9 de julho – 17h. Com os educadores de atividades físico-esportivas Luiz Ronaldo, Vivian Shoji e Luiz Praxedes, além de um(a) convidado(a) especialista em psicologia.  

Bate-papo sobre o tema Felicidade e suas distorções - 23 de julho - 17h Com os educadores de atividades físico-esportivas Vivian Shoji e Luiz Ronaldo, além de um(a) convidado(a) especialista em psicologia. Mediação de Bruno Ciccotelli.  

Bate-papo sobre o tema EspiritualMente - 6 de agosto - 17h. Com os educadores de atividades físico-esportivas Luiz Ronaldo e Vivian Shoji, além além de um(a) convidado(a) especialista em psicologia. Mediação de Bruno Ciccotelli. 

Bate-papo sobre o tema RessignificAção - 20 de agosto - 17h. Com os educadores de atividades físico-esportivas Luiz Praxedes e Luiz Ronaldo, além de um(a) convidado(a) especialista em psicologia. Mediação de Bruno Ciccotelli. 

Bate-papo sobre o tema Conexões Humanas - 3 de setembro - 17h. Com os educadores de atividades físico-esportivas Vivian Shoji e Luiz Praxedes, além de um(a) convidado(a) especialista em psicologia. Mediação de Bruno Ciccotelli. 

LabSesc 

O LabSesc é uma iniciativa do Sesc Pompeia em parceria com a Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo e a Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc em São Paulo que convida e incentiva as pessoas a participarem de aulas, palestras, cursos e atividades que tratam temas relacionados à saúde e ao bem-estar. Em sua 1ª edição, que aconteceu no segundo semestre de 2019, o tema abordado foi o sobrepeso. Para a edição deste ano, o tema escolhido foi a relação entre Atividade Física e Saúde Mental.