Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Material educativo propõe reflexões a partir do webdoc 'Ideias e Ações para um Novo Tempo'

Cena do documentário Ideias e Ações para um Novo Tempo.
Cena do documentário Ideias e Ações para um Novo Tempo.

Conheça o material de mediação do webdocumentário Ideias e Ações para um Novo Tempo, que tem como objetivo propiciar o desenvolvimento de ações educativas sobre temas socioambientais.


Por Liliane Batista Barbosa de Souza e Luiza de Oliveira Silva*

 

Diante da urgência de vislumbrarmos futuros possíveis no momento em que vivemos, o Sesc SP lançou, no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o documentário Ideias e Ações para um Novo Tempo. O filme é inspirado no projeto institucional de mesmo nome, que tem buscado identificar e compreender como as iniciativas socioambientais de diversos territórios concretizam seus objetivos, conciliando aspectos culturais, sociais, ambientais e econômicos aos seus modos de vida.

Sob direção e roteiro de Mauro D’Addio, o documentário apresenta diversas perspectivas para a compreensão das questões socioambientais, a partir de depoimentos de representantes de iniciativas e especialistas, estimulando o diálogo entre os saberes e conhecimentos científicos, tradicionais e populares, permitindo que múltiplas abordagens educativas sejam trabalhadas com os espectadores.

Com o objetivo de potencializar o caráter educativo do webdoc, foi desenvolvido um material de mediação que apresenta propostas pedagógicas para educadoras e educadores, estudantes, lideranças comunitárias e público interessado. Dada a riqueza de temas trazidos pelo documentário, como crise planetária, agroecologia, organizações comunitárias, economia circular, resíduos sólidos, dentre outros, este primeiro material de mediação coloca luz sobre o tema “Diversidade de Vozes e Visões de Mundo”, que vão além dos imaginários e perspectivas hegemônicas de nossa sociedade e seus paradigmas.

O material é dividido em capítulos que trazem narrativas e abordagens conceituais voltadas aos temas monocultura da mente, visão (eco)sistêmica e Bem Viver, bem como dicas de leitura e práticas pedagógicas, as quais podem ser realizadas em grupo logo após a exibição do webdocumentário, como também podem ser desenvolvidas posteriormente, integrando processos formativos de longa duração". 

Cabe destacar que diante da grave crise sanitária imposta pela pandemia da Covid-19 e a fim de manter a prática do distanciamento social, as atividades em grupo devem ser realizadas em momento oportuno e seguro. É possível, também, que algumas atividades sugeridas no material sejam adaptadas pelos educadores e mediadores, sendo realizadas no ambiente virtual.

Faça o dowload do material aqui ou navegue abaixo:


 

*Liliane Batista Barbosa de Souza é cientista social, especialista em educação ambiental e graduanda em pedagogia. Atua como agente de educação ambiental do Sesc Interlagos. Luiza de Oliveira Silva é bióloga, técnica em meio ambiente e mestre em Clima e Ambiente. Atua como agente de educação ambiental do Sesc Piracicaba. Ambas são educadoras envolvidas no desenvolvimento do material de mediação.

---

Ideias e Ações para um Novo Tempo

Desde 2016, por meio do projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, as Unidades do Sesc São Paulo mapeiam em seus territórios iniciativas socioambientais voltadas ao desenvolvimento local e que tenham, entre outros atributos, potencial educativo e práticas de respeito ao ambiente e à diversidade cultural. Estas iniciativas participam junto com o Sesc SP na realização de ações educativas e participação em espaços de encontro para a troca de conhecimentos e saberes.
Saiba mais em sescsp.org.br/ideiaseacoes

Assista ao documentário:

Acesse o webdocumentário com Legenda Closed Caption.

Acesse o webdocumentário com Audiodescrição.

Acesse o webdocumentário com LIBARAS E LSE.