Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dramaturgia virtual investiga espaços urbanos em meio à pandemia

Como se propor a criar virtualmente? A partir desta provocação, o Sesc Carmo recebe a Zózima Trupe para a primeira edição do Laboratório Teatro em Nuvem, projeto que acontece de 24 de agosto a 30 de setembro, e propõe uma micro residência virtual para desenvolvimento de um experimento cênico utilizando mídias sociais. O projeto contempla 13 ações gratuitas e abertas à participação do público: bate-papos com pesquisadores, leituras cênicas, discussões com dramaturgos, ensaios abertos, experimentos artísticos, mini webdocumentário e publicação digital.

A proposta de uma experiência de criação aberta e compartilhada tem como objetivo aproximar o público do fazer teatral, oferecendo a rara oportunidade de se acompanhar, de dentro, o processo de nascimento e lapidação de uma dramaturgia, além dos demais processos de pesquisa, direção e atuação que se percorrem até a apresentação de uma obra. Para tocar o projeto, estarão juntos a Zózima Trupe, grupo conhecido pela pesquisa do ônibus como espaço cênico, e os dramaturgos Marcos Barbosa e Claudia Barral. Eles criarão, via webconferência e por meio de ações com participação do público, uma experiência cênica no ambiente virtual. Para compor o time, participam do projeto os pesquisadores convidados Nathália Campos (cenógrafa), Gregory Slivar (músico) e Eduardo Pizarro (arquiteto), e o professor e crítico teatral Amilton de Azevedo, que acompanhará as ações do projeto e atuará como provocador dos artistas-pesquisadores e demais participantes para a elaboração de uma revista digital. 

A proposta desenvolvida pelo grupo, denominada Re'abitar, propõe o deslocamento, desta vez não com o ônibus, mas sim com a imaginação, por trajetos que tateiam o ser e o estar solitário dos espaços urbanos em tempos de pandemia. A impossibilidade de aglomerar-se, conviver com o outro, interagir com os ambientes que estávamos acostumados, fez a Zózima Trupe refletir sobre as narrativas dos espaços em quarentena. Se, por um lado, após a interrupção, muitas pessoas precisaram se render à tecnologia para se relacionar, trabalhar e acessar conteúdos, diversos espaços da cidade permaneceram muitas vezes sem possibilidades de interação.

É possível, a partir da cidade, ter outros pontos de vistas sobre esse momento histórico-mundial que vivemos? O que diz o peso do vazio acerca das marcas da presença humana? Desses questionamentos, nasce uma dramaturgia que pretende escutar a voz de lugares públicos que, durante a pandemia de Covid-19, se viram esvaziados. Trata-se de um exercício imaginativo, que busca investigar qual o impacto do confinamento social na área urbana. A proposta de dramaturgia se divide em sete textos, que serão conduzidos, em modo de entrevista, por um personagem anônimo. Um a um, defrontam-se com este entrevistador seus interlocutores: o Teatro, o Templo, o Rio, a Rua, o Bar, o Mirante, o Parque. Cada um tem uma perspectiva diferente, uma experiência distinta do que terá sido, de súbito, ver-se em isolamento. 

Programação completa:

Dia 24/8, segunda, das 17h30 às 19h

Conversa de abertura: como se propor a criar virtualmente?, com Zózima Trupe, Marcos Barbosa, Claudia Barral e Amilton de Azevedo

No projeto "Laboratório Teatro Em Nuvem: Zózima Trupe - Re'abitar", a Zózima Trupe, grupo conhecido pela pesquisa do ônibus como espaço cênico, e os dramaturgos Marcos Barbosa e Claudia Barral foram convidados a criar, via webconferência e por meio de ações com participação do público, uma experiência cênica no ambiente virtual. Neste bate-papo de abertura, eles compartilham os pontos de partida e percursos iniciais do projeto. 

Ao vivo no instagram do Sesc Carmo

Dia 26/8, quarta, das 17h às 18h30

Encontro-provocação: percursos de ressignificação urbana, com Nathália Campos, Zózima Trupe e Amilton de Azevedo

Encontro entre o público, os artistas da Zózima Trupe e pesquisadores convidados, com o intuito de tecer reflexões que nutrem a criação dos experimentos cênicos. Neste bate-papo, propõe-se um passeio pela cidade de São Paulo através de recursos imagéticos e ferramentas teóricas, para que o olhar se debruce não apenas no concreto imediato, mas também nos múltiplos sujeitos que produzem e compõem a polifonia da cidade de São Paulo.

Inscrições: gratuitas a partir de 20/08, no link

Dia 28/8, sexta, das 17h às 18h30

Encontro-provocação: arte sonora e práticas performativas, com Gregory Slivar, Zózima Trupe e Amilton de Azevedo

Encontro entre o público, os artistas da Zózima Trupe e pesquisadores convidados com o intuito de tecer reflexões que nutrem a criação dos experimentos cênicos. A conversa buscará traçar possibilidades do som enquanto matéria criativa, discutindo diversas abordagens que permeiam a arte sonora e as formas de colaboração da criação sonora nas artes performativas.

Inscrições: gratuitas a partir de 20/08, no link

Dia 31/8, segunda, das 17h às 18h30

Encontro-provocação: arquitetura do invisível, com Eduardo Pizarro, Zózima Trupe e Amilton de Azevedo

Encontro entre o público, os artistas da Zózima Trupe e pesquisadores convidados, com o intuito de tecer reflexões que nutrem a criação dos experimentos cênicos. A conversa propõe o exercício de descoberta e redescoberta dos elementos arquitetônicos da cidade de São Paulo, além da construção de ferramentas que exaltem seu protagonismo - seja em relação a sua memória ou em interação com os corpos urbanos.

Inscrições: gratuitas a partir de 20/08, no link

Dias 2 e 10/9, quarta e quinta, das 19h às 21h

Conversa-leitura: O Silêncio das Coisas Quietas, com Zózima Trupe, Marcos Barbosa e Claudia Barral

Neste encontro, atores e atrizes realizam leituras cênicas de trechos da dramaturgia dos experimentos produzidos dentro do projeto "Laboratório Teatro em Nuvem: Zózima Trupe - Re'abitar". Na sequência, conversam com os dramaturgos e o público sobre o processo de criação que tem sido realizado via webconferência.

Inscrições: gratuitas a partir de 20/08, no link

Dias 4 e 15/9, sexta e terça, das 17h às 19h

Ensaio-abertura: O Silêncio das Coisas Quietas, com Zózima Trupe, Marcos Barbosa e Claudia Barral

Ensaio virtual e aberto ao público, no qual os atores e atrizes do grupo compartilham fragmentos do processo de criação. As materialidades cênicas virtuais são construídas a partir das provocações dos pesquisadores, das leituras e das dramaturgias que fazem parte do projeto "Laboratório Teatro em Nuvem: Zózima Trupe - Re'abitar". No projeto, o grupo é convidado a criar, via webconferência e com participação do público, uma experiência cênica utilizando mídias sociais.

Inscrições: gratuitas a partir de 20/08, no link

Dias 8, 16 e 17, terça, quarta e quinta, das 20h às 21h

O Silêncio das Coisas Quietas: 7 experimentos artísticos, com Zózima Trupe

Apresentação dos materiais criativos experimentados durante a micro residência do projeto "Laboratório Teatro em Nuvem: Zózima Trupe - Re'abitar". Os experimentos artísticos terão diversos formatos e linguagens, explorando diferentes possibilidades de criação no ambiente virtual na composição de suas materialidades.

Inscrições: gratuitas a partir de 20/08, no link

Dia 30/9, quarta, das 19h às 21h

Bate-papo e publicação: Re'abitar _ cartografia urbana, com Zózima Trupe, Amilton de Azevedo, Marcos Barbosa, Claudia Barral

Em formato online, Re'abitar _ cartografia urbana reúne as dramaturgias concebidas para o projeto "Laboratório Teatro em Nuvem: Zózima Trupe - Re'abitar", textos dos pesquisadores convidados, reflexões dos artistas e apresentação do crítico Amilton de Azevedo, responsável pela edição da publicação. O bate-papo aborda questões relacionadas ao processo criativo como um todo, seu desenvolvimento e seu registro.

Ao vivo no instagram do Sesc Carmo.