Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cursos de Atividades Físicas e Esportivas

*Texto atualizado em 01/12/21

A partir do dia 1/12, será necessário apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19 (duas doses ou da dose única) e um documento com foto para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Poderá ser apresentado:
• Comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação;
• Comprovante de vacinação impresso ou digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConectSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP.

**********************************************************************

Chegou a hora de iniciar suas aulas no Sesc! Leia atentamente as informações abaixo, sigam todos os passos e #VemTreinarNoSesc.  

 A partir de 1/12 as unidades do Sesc SP abrem as suas portas para receber público espontâneo e, junto com essa boa notícia, tem mais novidades: os cursos esportivos voltam a operar com capacidade plena, sem necessidade de agendamento prévio; e os cursos de modalidades esportivas coletivas e de lutas voltam a oferecer atividades sem necessidade de distanciamento entre os participantes. Como ainda seguimos em pandemia, a máscara é item obrigatório em todas as atividades, exceto dentro piscina. 

Se você possui inscrição em um dos cursos do Sesc SP e ainda não retomou seus treinos, chegou a hora! Para participar, é necessário que a credencial esteja válida. No caso dos cursos de piscina, também é preciso estar com o exame dermatológico em dia. Pessoas com 60 anos ou mais devem apresentar atestado médico liberando para a prática de atividade física. 

Para atualização de cadastro e documentação agende o atendimento na Central de Relacionamento Digital pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br ou app Credencial Sesc SP. É necessário fazer login no app ou site e acessar a opção Agendamento > Central de Atendimento. 

Além disso, as unidades podem receber novas matrículas em todos os cursos da área esportiva. Mas atenção: as novas vagas serão disponibilizadas pelas unidades conforme distribuição e capacidade de atendimento. Então, caso não encontre vagas na unidade ou no curso que você deseja, pode ser que o início do atendimento seja feito futuramente. 

Para saber a relação de cursos e vagas disponíveis acesse inscricoes.sescsp.org.br. Importante: a relação de vagas e cursos disponíveis é atualizada periodicamente. 
 

RECREAÇÃO AQUÁTICA E NADO LIVRE 

Quem sempre gostou de frequentar as piscinas do Sesc para uso recreativo e de nado livre poderá matar as saudades por meio de atendimentos agendados; sempre com os devidos cuidados e seguindo os protocolos sanitários que garantem a segurança dos funcionários e do público em geral frente à Covid-19.  

Para utilizar o serviço, é necessário possuir Credencial Plena válida, realizar o exame dermatológico e agendar previamente um horário pelo aplicativo Credencial Sesc SP. 

Veja aqui o cronograma, todos os procedimentos e medidas preventivas para este retorno.
 

QUEM PODE RETOMAR AS ATIVIDADES

Todos(as) os(as) alunos(as) que compõem o Grupo de Risco** deverão apresentar o comprovante de vacinação contra COVID-19 compreendendo o ciclo de imunização completo de 15 dias após as duas doses ou dose única. E, ainda, além de apresentar os documentos exigidos pela legislação vigente, os(as) alunos(as) com 60 anos ou mais, precisarão apresentar um atestado médico válido liberando para a prática de atividades físicas. A validade do atestado é de 1 ano a partir da sua emissão. (Conforme legislação municipal, na cidade de Jundiaí a validade do atestado é de 6 meses).  

- Alunos(as) inscritos(as) nos cursos Físico-Esportivos, que:

a) Possuam a Credencial do Sesc válida. 

 Observação: os titulares de uma Credencial Plena vencida a partir de fevereiro/2020 e que estejam com vínculo empregatício em empresa do comércio, serviços ou turismo, podem realizar a prorrogação online da validade da sua Credencial, e dos seus dependentes, até setembro/2021, pela CENTRAL DE RELACIONAMENTO DIGITAL clicando aqui ou pelo aplicativo Credencial Sesc SP (disponível nas lojas Google Play e App Store). É necessário fazer login no app ou site, e acessar a opção Credencial Sesc SP, disponível no menu de serviços. 

b) Estejam com o cadastro (endereço eletrônico e número de celular) e a documentação atualizada: exame clínico e/ou questionário PAR-Q e, para cursos de piscina, exame dermatológico. 

Para atualização de cadastro e documentação agende o atendimento na Central de Relacionamento Digital pelo site https://centralrelacionamento.sescsp.org.br/ ou app Credencial Sesc SP. É necessário fazer login no app ou site e acessar a opção Agendamento > Central de Atendimento.

**Consideramos Grupo de Risco pessoas com: Obesidade - IMC >30Kg/m2, Diabetes, Hipertensão Arterial, Doenças Respiratórias Crônicas, Cânceres, Doenças autoimunes, hepáticas, neurológicas, Síndrome de Down, Gestantes e Pessoas com 60 anos ou mais. 


ACESSO À UNIDADE

A entrada na unidade será permitida apenas após confirmação do agendamento através do aplicativo e/ou site. A utilização de máscara é obrigatória. 

Para os cursos de piscina será necessário realizar o exame dermatológico, e os alunos até 15 anos precisam estar acompanhados por qualquer um de seus pais ou responsável legal na data agendada. Alunos com 16 ou 17 anos, recomendável a presença de qualquer um de seus pais ou responsável legal, porém, podem ser atendidos desacompanhados. 

A partir do dia 1/12, será necessário apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19 (duas doses ou da dose única) para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Poderá ser apresentado:
• Comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação;
• Comprovante de vacinação impresso ou digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConectSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP.


COMPORTAMENTOS E CUIDADOS

As unidades estão preparadas para recebê-los, com adaptações dos espaços, materiais e formatos das aulas, estabelecendo processos mais rígidos de higienização do ambiente e dos implementos.

A realização das atividades com segurança depende da contribuição de cada aluno(a) com a manutenção dos cuidados e comportamentos preventivos (lavagem das mãos, uso da máscara facial – cobrindo nariz e boca, e distanciamento social), assim como a utilização dos recursos disponibilizados (tapete sanitizante, lava-pés, desinfetante ecológico e álcool em gel).

Recomenda-se portar máscaras extras e trocá-las sempre que estiver úmida ou suja. 

 Os vestiários funcionarão com capacidade máxima reduzida. Seja breve no uso dos vestiários para evitar aglomerações.

O uso de máscara neste local é necessário, sendo permitida a retirada apenas no momento do banho. 

Leia com atenção e siga as orientações e informações disponibilizadas nos espaços.

 

ANTES DE IR PARA A AULA

Dirija-se à unidade com roupas adequadas para a prática da atividade física. 

Organize seus pertences para levar apenas o essencial, pois o uso dos armários será restrito. Não esqueça a garrafa de água para sua hidratação.

O serviço de alimentação, em algumas unidades, acontece mediante agendamento prévio. 

 

AÇÕES ON-LINE

Os canais de comunicação on-line do Sesc São Paulo, de todas as unidades, continuarão oferecendo diversas ações para realização de atividades físicas e esportes em casa, para todas as idades, com dicas de como adaptar equipamentos e praticar com segurança, além do perfil @esportesescsp no Instagram, e no youtube.com/esportesescsp, que reúne vídeo-aulas e diversas dicas para complementar o treino e manter o ritmo de quem continua a prática em casa. Continue acessando!


PROTOCOLO EM CASO DE SINTOMAS

Se você apresentar os sintomas relacionados à COVID-19, orientamos que procure o Serviço de Saúde e permaneça em isolamento social.

Pedimos aos(às) alunos(as) que estiverem frequentando as aulas que nos comuniquem imediatamente pelo sescsp.org.br/faleconosco caso testem positivo.

---

SAIBA MAIS SOBRE A RETOMADA INTEGRAL DAS UNIDADES DO SESC SP