Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cinefilia virtual: festivais do CineSesc migram para versões online

Ser cinéfilo em uma cidade como São Paulo é puro prazer: são inúmeras obras em exibição a cada dia e um recheado calendário anual com festivais de cinema para todos os gostos além de, é claro, variadas salas de cinema - das mais comerciais às alternativas.

Com a pandemia do coronavirus, os cinemas brasileiros seguem fechados desde março e a saudade da sala escura e da tela grande só aumenta. No entanto, cinéfilos de todo o país têm encontrado outras possibilidades para alimentar a paixão pela sétima arte através da internet, com as plataformas digitais.

Enquanto o público não pode se juntar na sala de cinema mais querida da Rua Augusta, 2075, uma das mais tradicionais e frequentadas de São Paulo, o CineSesc oferece uma curadoria de filmes em streaming gratuito na plataforma do Sesc Digital. Desde junho, a unidade é responsável pela programação do Cinema #EmCasaComSesc, que se aproxima das 500 mil visualizações, com produções nacionais e estrangeiras disponibilizadas semanalmente, entre longas de ficção, documentários e uma sessão especial para trabalhos infantojuvenis. O CineSesc se transformou em uma sala de cinema em múltiplas telas, que extrapola os limites físicos das poltronas aconchegantes da Rua Augusta e alcança ilimitado universo digital.

E, a partir de agosto, a programação virtual do Cine ganha mais um gostinho de cinefilia: são os festivais de cinema, que também se adaptaram à realidade do isolamento social e trazem suas programações online, para todo mundo assistir sem sair de casa. Daqui até o final do ano, você poderá acompanhar a intensa agenda de festivais que normalmente são acolhidos pelo CineSesc, recebidos agora em sua extensão virtual, na plataforma Sesc Digital. De cinema africano a festival LGBTQI+, tem filme para todos os gostos. Confira a lista e anote na agenda!

 

 

FESTIVAL SESC MELHORES FILMES | até 20/9

O mais longevo festival de cinema de São Paulo ganhou uma edição especial este ano, apenas online. Tradicionalmente realizado no mês de abril, o Festival Sesc Melhores Filmes chegou a sua 46ª edição um pouco mais tarde, em agosto. E você pode assitir alguns filmes indicados até o dia 20 de setembro na plataforma Sesc Digital.

 

KINOFORUM FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SP | até 26/8

O Festival Internacional Curtas-Metragens de São Paulo, que chega a sua 31ª edição, é um dos mais importantes festivais de curtas do mundo. 
Até o dia 26 de agosto, você poderá assistir a uma seleção de 38 trabalhos, entre curtas contemporâneos nacionais e estrangeiros, e também uma coletânea especial de filmes infantis. Acesse sescsp.org.br/festivaldecurtas e confira os curtas que estão a sua espera. Boa sessão!

 

8º PANORAMA DO CINEMA SUÍÇO CONTEMPORÂNEO | De 27/8 a 6/9

Totalmente digital e gratuita, a 8ª edição do Panorama Digital do Cinema Suíço exibirá 14 longas e 10 curtas para você aproveitar o que existe de mais extraordinário no cinema europeu e sem sair de casa. Entre os dias 27 de agosto e 06 de setembro, fique de olho na plataforma digital do Sesc para não perder uma cena sequer.

 

MOSTRA MUNDO ÁRABE DE CINEMA |  De 31/8 a 27/9

Realizado exclusivamente online, o evento trará quatro filmes inéditos no Brasil e uma seleção especial dos destaques da Mostra, que nos últimos 15 anos projetou-se no cenário internacional e integrou-se ao calendário cultural da cidade de São Paulo.

 

MOSTRA DE CINEMAS AFRICANOS | De setembro a novembro de 2020

Entre setembro e novembro de 2020, a mostra trará uma exibição por semana, somando de 12 sessões, sendo 10 longas e 2 programas de curtas. A edição contará com filmes africanos inéditos no Brasil. E, além das exibições, serão programadas entrevistas exclusivas com os diretores, um curso de longa duração sobre os cinemas africanos, uma edição especial do Cinema da Vela com o CineSesc e o lançamento de um ebook ao final da temporada.


FESTIVAL É TUDO VERDADE | setembro

De 24 de setembro a 4 de outubro, você poderá assistir ao melhor da safra de documentários brasileiros e internacionais, todos on-ine, em diversas plataformas. 

Em meio à tanta desinformação, nunca foi mais importante fazer, assistir e discutir documentários, fomentar sua produção, distribuição e exibição, no que se engajou É Tudo Verdade em cada uma de suas 25 edições. 

 

MOSTRA TIRADENTES | outubro

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão que chega a sua 23ª edição em 2020 apresentando a diversidade cultural brasileira. A Mostra Tiradentes tem uma rica trajetória que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de mostras e festivais realizados no Brasil.
 

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO | outubro

Um dos maiores festivais de cinema do Brasil, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chega a sua 44ª edição este ano, com um formato inovador: parte dos filmes serão transmitidos online, em uma plataforma de streaming exclusiva, realizada pela empresa responsável também pelos festivais de Toronto e Tribeca, além do mercado de Cannes. A Mostra terá, ainda, projeções em cinema drive-in da cidade de São Paulo.

 

FESTIVAL MIX BRASIL | novembro

Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade é organizado anualmente desde 1993 pela Associação Cultural Mix Brasil que tem como missão a promoção do respeito e livre expressão da diversidade sexual. O objetivo do MixBrasil é apresentar novas possibilidades para a comunidade LGBTQI+ livres de preconceitos, promovendo a tolerância, compreensão, cidadania e o combate a toda forma de discriminação. Em 2020, a mostra chega a sua 28ª edição.