Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

CPT abre programação com seminários que discutem o legado de Antunes Filho e as perspectivas para o futuro das artes cênicas


Série de encontros relembram as marcas deixadas pelo premiado diretor e debatem as transformações da cena teatral

O CPT, Centro de Pesquisa Teatral, retoma suas atividades num ano repleto de desafios. E tem, assim, a tarefa extensa de dialogar com o legado deixado por Antunes Filho, seu mestre e coordenador, de renovar-se enquanto espaço de referência das artes cênicas e de reinventar-se em meio à contingência causada pelo novo coronavírus. Pensando nisso, a programação do CPT começa com uma série de encontros que tratam da importância da memória para sonhar e realizar o futuro no agora.

O seminário CPT 2020 começa no dia 1º de setembro, terça-feira, com a mesa O Legado de Antunes Filho, com participação de Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, e de três encenadores que tiveram suas trajetórias marcadas pela figura de Antunes. Gabriel Villela, Bia Lessa (que atuou com o encenador no início de sua carreira) e Samir Yazbek (integrante do CPT por uma década) tratam de como o diretor influenciou o processo criativo de cada um. Apresentação e mediação de Sérgio Luis (Assistente da Gerência de Ação Cultural do SescSP).

No segundo dia, (quarta-feira, 2 de setembro), Marcio Abreu (diretor-encenador da Cia Brasileira de Teatro), Christiane Jatahy (diretora-encenadora) e Grace Passô (atriz, diretora e dramaturga) são os convidados da mesa Novas Teatralidades e Estratégias para a Existência do Teatro, que tem mediação de Tommy Dela Pietra ( Assistente da Gerência de Ação Cultural do SescSP).Figuras de renome da cena contemporânea, os três encenadores discutem como os seus fundamentos são transformados nesses novos tempos e como dar continuidade aos seus trabalhos e suas linguagens.

A terceira e última mesa, que acontece na quinta (3 de setembro), é também a primeira da série Diálogos e Intercâmbios, um evento mensal que reúne diretores de coletivos ibero-americanos. Nesta estreia, o diálogo e a troca de experiências será entre os diretores Rolf Abderhalden e Ximena Vargas, do Mapa Teatro (Colômbia), e os encenadores brasileiros Marcos Felipe, diretor da Cia Mungunzá e Janaina Leite, atriz, pesquisadora e fundadora do Grupo XIX de Teatro, com mediação de Emerson Pirola (Assistente da Gerência de Ação Cultural do SescSP).

--

Os encontros serão nos dias 1º, 2 e 3 de setembro, sempre às 11h, no youtube.com/cptsesc
Acompanhe a programação completa e atualizada semanalmente em sescsp.org.br/cpt


CPT_SESC 2020

As atividades seguem com ateliês dramatúrgicos, rodas de conversa, depoimentos, cursos e exibição de materiais do acervo entre muitas outras ações. 

Acompanhe a programação por aqui e pelas redes sociais @cptsesc. Semanalmente a grade será atualizada com novas atividades.