Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Curso na rede

Imagens: Reprodução Casa Guilherme de Almeida
Imagens: Reprodução Casa Guilherme de Almeida

Tem gente aprendendo a fazer pão, enquanto outros tomaram gosto pelas aulas de aquarela. E há quem tenha concluído, nesta quarentena, o tão sonhado curso de roteiro de cinema. São inúmeras as possibilidades de aprendizado pela internet, principalmente neste período de isolamento social. Escolas adaptaram cursos presenciais para o formato online e alunos que antes se encontravam nos intervalos para trocar ideias sobre as aulas, hoje, se encontram nos grupos de WhatsApp ou em reuniões em aplicativos de videochamadas. Confira algumas opções de escolas, institutos e instituições e caia na rede do aprendizado!

 

Casa Guilherme de Almeida

Neste mês, este espaço que é considerado a primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país, com sede na capital paulista, realiza virtualmente o curso Tradução de Texto Dramático para Encenação. Em quatro encontros (dias 3, 10, 17 e 24/9) serão abordados temas como: a diferença entre texto dramático e teatral; o lugar da palavra nos diálogos e nas rubricas; e a materialização da palavra em cena. As aulas serão ministradas pela tradutora Cláudia Soares Cruz, formada em Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e doutoranda em Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

Confira a programação: www.casaguilhermedealmeida.org.br/

 

Sesc Digital

Um dos cursos mais acessados da plataforma de educação a distância do Sesc São Paulo (EAD – Sesc Digital), o curso O Pintor Letrista – Lições Introdutórias em Pintura de Letra ensina técnicas e métodos para que iniciantes ou veteranos possam replicar, em casa, a elaboração de letreiros populares, seja para decorar o ambiente doméstico, seja para pintar placas e fachadas. Com nada mais que pincel, esmalte à base de água e cartolinas, o designer e letrista Filipe Grimaldi apresenta os ensinamentos básicos do seu ofício: a pintura de letras.

Confira a programação: https://ead.sesc.digital/cursos

 

CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura amplia o acesso do público ao Curso Livre de Preparação do Escritor (Clipe) ao lançar uma versão online. O objetivo é atender participantes de todas as regiões do país que gostam de escrever e buscam desenvolver técnicas da escrita criativa nos gêneros conto, crônica e ensaio. As aulas serão ministradas pelos escritores Veronica Stigger, Marcelino Freire e Tiago Novaes e ficarão disponíveis, a partir do dia 8/9, na plataforma Hotmart. Os alunos terão 21 dias, a contar do primeiro ingresso, para acessar os conteúdos e cerca de 30 dias para enviar os textos propostos.

Inscreva-se pelo site: https://hotmart.com/product/clipe-online/U39111193J

 

Itaú Cultural

Entre as opções de cursos online disponíveis no site do Itaú Cultural, as crianças têm a chance de fazer aulas de ilustração realizadas por diferentes professores. Por exemplo, nas aulas com Marcia Misawa, meninos e meninas fazem desenhos coloridos com ingredientes da cozinha que seriam desperdiçados, como casca de beterraba, saquinhos de chás, restos de espinafre e outros alimentos.  Confira a programação: www.itaucultural.org.br/

 

Instituto de Cinema

Opções de cursos e palestras gratuitas online sobre roteiro, direção, produção e outras atuações no segmento cinematográfico compõem a programação do Instituto de Cinema. Escola com sede na capital paulista, criada por um coletivo de profissionais do audiovisual, diretores, produtores, acadêmicos e educadores inspirados em transformar o ensino de arte de maneira crítica e objetiva. Confira a programação: www.instagram.com/institutodecinema/

 

#Fica_a_Dica

1 Escolha com consciência

Pense se o curso a distância (graduação, pós-graduação ou livre) é motivador e faz sentido para sua vida pessoal e/ou profissional;

2 Encontre um lugar

Um espaço onde seja possível estudar sem barulho ou muitos estímulos, para conseguir se concentrar nas atividades;

3 Evite distrações

Procure se concentrar nas aulas, dê um tempo nas redes sociais, não receba ou envie mensagens enquanto estiver estudando;

4 Cultive a organização

Selecione e organize o material de estudo para não perder tempo;

5 Crie uma rotina

Acesse diariamente o curso e dedique-se ao estudo durante um tempo determinado, de preferência no mesmo horário; assim fica mais fácil criar um hábito.

 

Fonte: Dicas da professora Ivete Palange, conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), na matéria Tão longe, tão perto sobre educação a distância; Revista E – Junho/2020.

 

revistae | instagram