Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Como dar outro significado aos imprevistos

Já ouviu a sobre ressignificar? Parece até uma missão impossível, mas é o que tem acontecido com frequência, principalmente entre muitos nos últimos tempos. Ressignificar por meio da ação, ou seja, conseguir dar outros sentidos aos acontecimentos, afetos e, até mesmo, momentos vivenciados durante a prática de esportes e tantas outros momentos por que passamos durante a vida. 

O tema foi abordado pela psicóloga Tissyana Guimarães, do Oré Coletivo Solidário, e por educadores de atividades físico-esportivas do Sesc Pompeia, na quinta-feira, 27 de agosto, durante o quarto encontro online do projeto LabSesc. Participaram deste encontro os educadores de atividades físico-esportivas do Sesc Pompeia Luiz Praxedes e Luiz Ronaldo. 

Confira a íntegra do bate-papo!

Durante o bate-papo, o termo ressignificação foi abordado no âmbito da neurociência, da vida social e também como o termo tem se aplicado no esporte. 

Para a psicóloga do Coletivo Oré, Tissyana Guimarães, "na psicanálise, o ser humano busca um significado para a palavra ressignificação. É como dar um novo sentido ao caos, como algo que está em suspenso, e é preciso dar um novo sentido ao que já aconteceu. É um mergulho que fazemos no passado para mudar o futuro", defendeu. 

O momento em que vivemos tem feito com que a ressignificação seja necessária constantemente. "O ambiente de home office, por exemplo. Levamos a office para dentro das nossas casas, num momento em que muitos de nós não estávamos acostumados com essa estrutura, de casa e ambiente de trabalho no mesmo lugar. Tivemos que ressignificar este espaço", afirmou o educador de atividades físico-esportivas do Sesc Pompeia, Luiz Praxedes.

O esporte também tem sido ressignificado ao longo dos anos. São novas técnicas, regras e adaptações, buscando sempre o melhor para jogos futuros. Dá para imaginar jogos de futebol sem o polêmico impedimento? Acredite, o impedimento nem sempre existiu. A medida é uma evolução da regra básica desenvolvida pela Football Association na Inglaterra, em 1963. 

Além do papo, a prática da atividade física rolou sob as instruções do educador físico-esportivo do Sesc Pompeia e ex-atleta de salto com vara, João Gabriel, que propôs um exercício e contou como a ressignificação foi uma palavra essencial durante a sua carreira. Após fraturar o tornozelo enquanto treinava, João ressignificou a sua trajetória profissional. Sabendo que não poderia seguir mais como atleta de alto rendimento, potencializou as suas qualidades e seguiu como treinador técnico de atletas de alto rendimento e hoje também educador físico do Sesc. 

O próximo encontro

A série de bate-papos do LabSesc está chegando ao fim desta temporada e segue para o seu último encontro, com o tema conexões humanas. A conversa acontecerá na quinta-feira, às 17h, no canal do Sesc Pompeia no Youtube. A participação é gratuita e sem necessidade de inscrição. Clique aqui (www.youtube.com/sescpompeia) para se inscrever no canal e receber as notificações dos próximos encontros.  Fique #EmCasaComSesc.

3 de setembro – 17h – Bate-papo sobre o tema Conexões Humanas. Com os educadores de atividades físico-esportivas Vivian Shoji e Luiz Praxedes, além de um(a) convidado(a) especialista em psicologia. Mediação de Bruno Ciccotelli.

LabSesc

O LabSesc é uma iniciativa do Sesc Pompeia em parceria com a Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo e a Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc em São Paulo que convida e incentiva as pessoas a participarem de aulas, palestras, cursos e atividades que tratam temas relacionados à saúde e ao bem-estar. Em sua 1ª edição, que aconteceu no segundo semestre de 2019, o tema abordado foi o sobrepeso. Para a edição deste ano, o tema escolhido foi a relação entre Atividade Física e Saúde Mental.

Outras programações