Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A saúde bucal para além do cuidado com os dentes

Foto: Kazuo Kajihara
Foto: Kazuo Kajihara

Quando nascemos, ela se abre num choro e busca alimento no seio da mãe, nos ajudando a traduzir nossos sentimentos antes mesmo de aprendermos a falar. Muito mais do que um conjunto de dentes, língua e saliva, a boca é uma ferramenta de contato com o mundo ao nosso redor. Para pensarmos como podemos cuidar bem dela, o projeto “Boca, pra que te quero?”, convida pesquisadores em saúde bucal para discutir a importância das funções sociais da boca e refletir o autocuidado a partir delas.  

Expondo a relação entre os conceitos expandidos e transversais de saúde, as relações humanas, os marcadores sociais e a saúde bucal da população, Carlos Botazzo, Elizabethe Cristina Fagundes de Souza (Betinha) e Samuel Jorge Moysés se encontram no Ideias #EmCasaComSesc para o bate-papo “A boca e suas conexões com a vida: saúde bucal para além do cuidado com os dentes” que acontecerá em 24 de setembro, às 16h. O encontro será transmitido no canal do Youtube do Sesc São Paulo

Neste encontro, Carlos Botazzo apresentará o conceito de bucalidade e as funções sociais da boca. Para o odontologista, não é possível dissociar a boca e a vida dos sujeitos. “Na boca se cristalizam tendências, posições da sociedade, manifestações da cultura e formas de subjetividade, pensamento e expressão. Suas funções são formadas socialmente, algo que não acontece com outros territórios viscerais do nosso organismo, que funcionarão ao modo de uma biologia”. 

Experiente na área de saúde coletiva e atuante nos temas determinação social do processo saúde e doença, e iniquidades sociais, o professor Samuel Jorge Moysés trará considerações sobre as desigualdades sociais e seus impactos na saúde bucal da população.  

Elizabethe Cristina Fagundes de Souza (Betinha), reconhecida por sua experiência em projetos de apoio ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, o SUS, também estará presente no encontro, abordando os aspectos políticos da saúde bucal. 

Mediará o encontro, Fábia Lopez Uccelli dos Santos, assistente da Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc São Paulo. 

E por falar em boca... 

O Teatro Cartum preparou um cordel animado para contar as histórias de Rosa Maria de Abreu Conceição da Ladainha, uma viajante que anda pelo país e se depara com algumas das infinitas possibilidades da boca. Conheça essa história nos vídeos abaixo:

Episódio 1:

Episódio 2:

***

Para mais conteúdos sobre saúde bucal, acompanhe as redes sociais das unidades do Sesc São Paulo.