Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Festival de Música do Sesc Sorocaba chega à segunda edição

A segunda edição do [REC]omeço - Entre redes, acordes e afetos, festival online com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc Sorocaba, já tem data: 26 de setembro, às 17h. 

Serão 11 atrações, entre bandas e artistas solo de Sorocaba e região, que conduzirão o público por mais uma viagem musical de muitos estilos, poéticas e diversidade.  

O Festival se destaca por trazer à cena artistas independentes e que trabalham por fora da grande mídia. Saiba quem são eles! 

Ananda Jacques


Foto: Divulgação

A cantora e compositora, natural de Sorocaba, aborda a ancestralidade, a afrorreligiosidade e o afeto, compreendendo o tradicional e dialogando com o afrofuturismo. Possui bagagem de apresentações em casas noturnas, além de importantes festivais, como SONORA – Ciclo Internacional de Compositoras, Festival Lollo Terra de MPB (premiada como melhor cantora em 2018) e Festival FEBRE. Atualmente, a artista trabalha na divulgação do single “No Espelho”, parceria com Juliane Gamboa, discorrendo sobre intimidade e autoamor sob a ótica e vivência de mulheres pretas. 

 

Arroeira

Foto: Amanda Fogaça

Banda sorocabana, formada por Fernanda Teka, Menian Miranda e Manu Neto, que traz por inteiro as referências de cada integrante. Suas composições passeiam por ritmos diversos e têm como destaque as letras e voz de Fernanda Teka, somadas ao swing contagiante da percussão de Manu e às ideias harmônicas do violão de Menian, elaboradas dentro de um universo popular e atual. Em uma ambiência extrovertida, passeiam pela MPB e batuques do samba até chegar às rimas do rap e reggae. 

 

Banda da Feira

Foto: Divulgação

Grupo de música tradicional brasileira, influenciado por diversos ritmos, mas com um forte trabalho de pesquisa voltado ao forró pé-de-serra, em que o tradicional e o contemporâneo se misturam. Seu primeiro álbum autoral, intitulado “Pés no Chão” (2017), revela inúmeras paisagens sonoras oriundas das letras e ritmos explorados pelo grupo. Ijexá da Bahia, Maracatu de Pernambuco, Bumba meu Boi do Maranhão e o Forró-pé-de-serra se entrelaçam e se complementam neste som.   

 

Danielle Domingos

Foto: Divulgação

Cantora e compositora formada pelo Conservatório de Tatuí, traz a voz como um instrumento ilimitado e criativo, e em suas composições recebe influências desde os cantos e ritmos das culturas tradicionais brasileiras e latinas até as melodias intrincadas da música instrumental. Lançou, em 2019, seu primeiro disco "Aracê", com Fábio Leal, com quem se apresentou no 7º Encontro Internacional de Músicos (URU) em 2013. Atualmente prepara o EP "Caminhada" para lançamento em 2021. 

 

Gui Silveiras

Foto: Divulgação

Músico e compositor que atua ativamente no circuito de festivais do Brasil. Em 2013, gravou seu primeiro álbum autoral, intitulado “Caburé”, disco premiado pelo Proac-SP. Já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira, entre eles Nelson Sargento, Monica Salmaso, Sérgio Santos, Hamilton de Holanda e outros. Além de shows em diversas partes do Brasil, Gui Silveiras se apresentou em festivais no Uruguai, Alemanha, França e Itália. Atualmente, está em processo de produção de seu novo trabalho, intitulado “Gui Silveiras - Bate Tambô”. 

 

Marco Bir

Foto: Ana Clara Gomes

Compositor e músico, atua a partir da cidade de Sorocaba. Suas composições com letras que abordam crônicas do cotidiano, atravessado pelo cenário sociopolítico, trazem lirismo e estética inspirada por grandes expoentes da música. Trabalhou na criação de trilhas sonoras para curtas e grupos de teatro (Cia Imediata e Trupé de Teatro). Integra "O Fantástico Conjunto dos Corações Desimpedidos do Baixo Centro" e lançou seu primeiro álbum solo, intitulado "Manhã de Carnaval", em 2019.   

 

Murillo Augustus

Foto: Giovanna Fischer

Este artista é presença constante em palcos de diversos Estados do Brasil há vários anos, desfilando um repertório refinado e atraindo um público fiel, devido ao seu carisma e versatilidade. Mesmo estando à margem do mainstream, o músico consegue aliar uma carreira autoral respeitosa –com seis álbuns em seu catálogo, todos disponíveis em plataformas digitais –, a uma agenda cheia, com cerca de 300 apresentações anuais, no formato One Man Band.  

 

Pupa Kanda

Foto: Divulgação

Imigrante angolano, poeta, cantor e articulador de movimentos sociais em pautas de representatividade afrodescendente e pan-africanismo, o multiartista junta-se ao guitarrista Juan Manrique (Perú), ao percussionista Nico Noya (Argentina), à baixista Julia Gunther (Brasil) e ao baterista Mano Mira (Brasil) para desenvolver um trabalho musical que resgate e fusione os ritmos característicos de Angola, como Kazukuta, Kilapanga e Zemba, com ritmos afrodescendentes da América, como Festejo, Maracatu e Reggae. Com poesias em português e Kimbundu, o trabalho contribui com a divulgação da cultura Bantu, muito inserida na cultura afro-brasileira.  

 

Sujeira Urbana  

Foto: Divulgação

Formado em 2015, na cidade de Sorocaba, este grupo tem como principal proposta a união e fortalecimento entre os artistas da cena hip hop local. Formado por GNJ, Pure Hemp, Victor Draw, Tarik, Roger Torquato, STGA e DJ João Porém, o grupo lançou em 2019 o álbum “A.M.E.M - Alguns Modos de Enxergar o Mundo”, disponível nas principais plataformas de streaming, além de acumular um histórico de shows de abertura para importantes nomes do rap nacional, como Racionais Mcs, Criolo, Emicida, Rincon Sapiência e Djonga.   

 

Varal Estrela


Foto: Pri Lopess

Banda formada em Itapeva (SP), por Thaís Rolim, Rodolfo Braga, Lucas Silva e Thalles Macedo. Com seu primeiro álbum lançado no segundo semestre de 2019, Varal Estrela é bastante reconhecida por suas evidentes influências de música brasileira, misturadas com indie rock, sem deixar de soar pop. Suas letras falam sobre o cotidiano a partir de um filtro interiorano. 

 

WRY

Foto: Ana Erica

Com uma trajetória de 25 anos, a história desta banda se confunde com a história da cultura alternativa de Sorocaba e região, onde vem realizando não só os próprios projetos, mas também colaborando no cenário musical como um todo, desde o início. Seu som se alinha ao rock alternativo com influências de shoegaze e pós-punk. Com letras em inglês e português, atualmente a banda trabalha na produção de um disco novo, prestes a ser lançado.  

Anote aí e não perca! 

[REC]omeço - Entre redes, acordes e afetos 
Dia 26/9, sábado, às 17h 
Transmissão ao vivo: YouTube Sesc Sorocaba  
Assista à primeira edição